Laicado: uma vocação

Realiza-se, dentro de dias, no Porto, o II Encontro Nacional de Leigos apresentado como tempo de “reflexão e de festa”.

Gosto, particularmente, que a festa seja assim publicamente afirmada; porque acho coerente e obrigatório que os que partilham a mesma fé e o mesmo entusiasmo (con)celebrem a “alegria do Evangelho” que, na feliz afirmação do papa Francisco, “enche o coração e a vida daqueles que se encontram com Jesus”. Trata-se, por isso, de uma alegria profunda, de um “feixe de luz” que se projecta e não se esconde – sendo que também não se aprisiona em qualquer instante folclórico. Sim; que a festa não é foguete passageiro mas – e cito D. Manuel Linda – “transformação do tempo prosaico em tempo salvífico, poético, cheio de sentido existencial”.

Mas se a festa deve ser publicamente afirmada, a reflexão é igualmente urgente; e, muitas vezes, é mais difícil de cumprir — porque obriga a ir ao fundo, analisar, reforçar e/ou corrigir. Obriga a razões que sejam raízes.

No que aos leigos diz respeito, a reflexão tem de focar-se na sua vocação secular, que devem viver com fidelidade e entusiasmo, considerando-a tão digna como a dos sacerdotes e religiosos.

Os leigos não são, de facto, cristãos de terceira divisão; não são meros colaboradores de ninguém, mas baptizados chamados a uma missão específica a cumprir no lugar que ocupam no mundo. Não são delegados do clero, numa espécie de partilha condescendente; e nunca deveriam ser definidos por exclusão (fiéis que não são clérigos)…

Aceitar tudo isto é, da parte dos leigos, assumir a sua obrigação de tratar das realidades temporais e ordená-las segundo Deus. É´, com a mesma intensidade, recusar a tentação de se clericalizar ou deixar clericalizar, nas palavras e nas atitudes – e, assim, pecarem ora por omissão, ora por usurpações de funções…

Quando este 2º Encontro Nacional de Leigos se propõe “recolocar o homem no centro da sociedade”, aponta a cada participante um dever de protagonismo que o remete para uma inserção profunda na sociedade e nos seus problemas; nas suas alegrias e nas suas lágrimas.

A este propósito, vale para todos a advertência do n.270 da Evangelli gaudium: “Às vezes sentimos a tentação de ser cristãos, mantendo uma prudente distância das chagas do Senhor. Mas Jesus Cristo quer que toquemos a miséria humana, que toquemos a carne sofredora dos outros. Espera que renunciemos a procurar aqueles abrigos pessoais ou comunitários que nos permitem manter à distância do nó do drama humano, a fim de aceitarmos verdadeiramente entrar em contacto com a vida concreta dos outros e conhecermos a força da ternura”.

O estatuto de observador não é um estatuto missionário!…

João Aguiar Campos

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.