21 de setembro de 2014 – 25º Domingo do Tempo Comum Ano A

25º domingo do tempo comum ano a

A Liturgia da Palavra deste 25º Domingo do Tempo Comum recorda-nos que Deus não olha tanto para o que se faz, mas para o coração com que se faz. Só Ele paga retamente. É por isso que, apesar das nossas fraquezas e infidelidades, nos abeiramos da Eucaristia, na certeza de que Deus também olhará para nós e nos convidará para ... Leia Mais »

DEUS À NOSSA PROCURA

filho prodigo

Se estás a sentir-te deprimido ou abatido, ou tentado a abandonar a prática da fé, então procura um lugar tranquilo, leva contigo um exemplar do Novo Testamento, e lê lenta e devotamente, o capítulo 15 do evangelho de São João. Há três histórias contadas por Nosso Senhor. São-te dirigidas pessoalmente. Cada uma fala acerca de alguma coisa perdida: uma moeda, ... Leia Mais »

Audiência geral de quarta-feira: 17 de setembro de 2014, do Papa Francisco

audiencia do Papa Francisco

Como professamos no Credo, a Igreja é católica e apostólica. Por outras palavras, a Igreja é universal, porque se estende até aos confins da terra, ensinando por toda a parte a totalidade das verdades que os homens precisam de conhecer para bem viver a sua vocação fraterna de cidadãos da terra e do Céu. Para isso, desde as origens visíveis ... Leia Mais »

GRUPO DA PASTORAL SÓCIO-CARITATIVA DA PARÓQUIA DE SÃO LUÍS–FARO

alimentos

É um grupo de ação social e caritativa. É uma expressão pastoral da Paróquia de S. Luís. Este grupo, quando visita algumas famílias da zona, depara com situações de muitas carências materiais. É seu hábito, e quando isso é possível, levar produtos alimentares. Nesse sentido, o grupo vem sensibilizar para o efeito toda a comunidade paroquial. Convida-a, assim, para, participando ... Leia Mais »

Periferias

PAULO ROCHA -AGENCIA ECCLESIA

O Papa Francisco colocou no palco principal dos debates sobre a missão da Igreja Católica na atualidade o tema das periferias. São recorrentes os apelos à “saída” para junto das “periferias existenciais e geográficas” e, no documento programático para este pontificado, a Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”, Francisco refere-se em nove ocasiões à(s) “periferia(s)”. O Papa centra nesse imperativo ... Leia Mais »

MÃOS AO TRABALHO

jovens

Neste mês de setembro, início das aulas, as comunidades cristãs programam as atividades para o novo ano pastoral. Todos põem mãos ao trabalho. Teresa de Jesus nasceu em Ávila no ano 1515. Entrou na ordem das Carmelitas e escreveu, entre outros, o livro «Caminho de Perfeição». No primeiro capítulo diz três coisas muito atuais. A primeira é a constatação dos ... Leia Mais »

15 de setembro – Nossa Senhora das Dores

nossa senhora das dores

Em geral, quando nos referimos às dores de Nossa Senhora, fazemo-lo num tom melodramático, como se fossem uma desgraça sem remédio. Ao propor-nos hoje a memória de Nossa Senhora das Dores, a Liturgia quer ajudar-nos a aprofundar o mistério da missão corredentora de Maria, em união com o seu Filho. Conscientes de que os nossos pecados pesaram na Paixão de ... Leia Mais »

Aos paroquianos de São Luís

sagrada familia

O ano pastoral em que estamos a entrar, sob o lema diocesano “Chamados à santidade”, vai dedicar uma particular atenção à família. Assim, já no mês de outubro, haverá um sínodo extraordinário dos bispos, em Roma, refletindo “os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”. Associando-nos a esta iniciativa iremos retomar a visita que os ícones da família de ... Leia Mais »