Igreja: Bispos preparam «reflexão de fundo» sobre a catequese e a transmissão da fé aos jovens

Conferência Episcopal Portuguesa vai publicar o documento «A alegria do encontro com Jesus Cristo»

Fátima, 14 fev 2017 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai debater na sua próxima Assembleia Plenária (24-27 de abril) um documento dedicado à catequese e à transmissão da fé às novas gerações.

O secretário da CEP, padre Manuel Barbosa, disse hoje em conferência de imprensa que o texto propõe “reflexão de fundo” após um ano de debate nas dioceses e organismos, numa consulta das “bases”, seguindo o “bom exemplo” do Papa Francisco.

O documento “A alegria do encontro com Jesus Cristo” procura ainda promover a “autenticidade” na busca de um sentido para a vida.

“Não é uma questão quantitativa, é uma questão qualitativa, no sentido de as pessoas aderirem, fazerem o discernimento da sua vida, da sua vocação”, sublinhou o porta-voz do episcopado católico, após a reunião mensal do Conselho Permanente da CEP, em Fátima.

Os resultados do trabalho levado a cabo junto das várias comunidades mostram a necessidade de que a catequese seja “mais de experiência” e não “tão escolar”.

O texto teve o “parecer de jovens”, assinalou o padre Manuel Barbosa, após ser questionada sobre os alertas que o Papa Francisco deixou aos bispos portugueses, na última visita ‘ad Limina’, relativamente à “debandada da juventude”.

“Esperemos que esse processo, esse movimento continue”, e que “não haja uma debandada tão grande como isso”, observou.

A próxima Assembleia Plenária da CEP vai ainda analisar uma nota pastoral sobre os incêndios, para manifestar a intenção, por parte da Igreja Católica, de colaborar “com as autoridades no terreno”, apresentando “princípios práticos”.

Esta reunião magna vai incluir eleições para a presidência e as comissões episcopais da CEP.

O Conselho Permanente analisou ainda as propostas lançadas pelo Vaticano para o Sínodo dos Bispos de 2018, dedicado aos jovens e ao discernimento vocacional, tema que vai estar no centro de um simpósio em Barcelona, no mês de março, com uma delegação de nove elementos da CEP.

O padre Manuel Barbosa adiantou ainda que o retiro anual dos bispos católicos, de 6 a 10 de março, será orientado pelo bispo emérito de San Sebastián (Espanha), D. Juan María Uriarte.

O Conselho Permanente da CEP é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo-se ordinariamente todos os meses.

LFS/OC