FAZER DE CRISTO O CENTRO DA VIDA

Se lermos com atenção algumas passagens evangélicas, dar-nos-emos conta das exigências de Jesus relativamente àqueles que optem por uma vida de fé baseada nele.

Em primeiro lugar, Ele exige que escutemos as suas palavras e as ponhamos em prática (Mt 7,21-27).

Depois, por comparação com os bens deste mundo e em paralelo com o afeto aos nossos familiares mais próximos, Ele exige que lhe demos a Ele o primeiro lugar e secundarizemos tudo o mais (cf. Mt 10,37-39).

Seguidamente, exige que coloquemos a salvação eterna acima da própria vida terrena (cf. Mt 10,39); que assumamos a cruz (se necessário) para poder ser seus discípulos (cf. Lc 14,27).

Fazer de Jesus Cristo a razão de ser da nossa vida e o seu centro é:

Acreditar que só Ele tem palavras de vida eterna (cf. Jo 6,68).

Acreditar que Ele é o único Mediador entre nós e Deus (cf. 1 Tim 2,5).

Acreditar que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (cf.Jo 14,6) e que «ninguém pode ir até ao Pai (Deus) senão por mim».

É crer que só por Ele temos acesso a Deus, que somente nele encontramos a verdade única (a que salva), que Ele e somente Ele dá sentido à nossa vida. «Eu sou a Ressurreição e a Vida… quem em mim, viverá» (Jo 11,25).

Mas Cristo não é apenas a razão de ser do nosso crer. Ele é também a garantia da nossa esperança.

Com efeito, Deus gerou-nos para a esperança da salvação através da ressurreição de Jesus Cristo (cf. Pd 1,3-5). «Se nós temos esperança em Cristo apenas para esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens» (1 Cor 15,19). Fazer de Cristo o centro da nossa vida é colocar nele toda a razão da nossa esperança.

Ele é, sobretudo, o grande destinatário do nosso amor.

Fazer de Cristo o centro da nossa vida de fé e de esperança, é fazer dele o centro dos nossos afetos e o destinatário primeiro da nossa entrega amorosa. Damo-nos a quem amamos. Se Ele é o centro do nosso amor, entregamo-nos a Ele e ao seu projeto de amor.

«É por isso que meu Pai me tem amor. Por Eu oferecer a minha vida» (Jo 10,17), disse Jesus.

O nosso destino eterno, conquistado por Cristo e por nós esperado na fidelidade da vida terrena, passa, necessariamente, pela fidelidade, nossa, ao amor de Cristo. «Amor com amor se paga.» Deus Pai ama Jesus – o Filho – porque Ele dá a vida por amor ao Pai em favor dos homens, a fim de os salvar. Nós chegaremos ao Pai, pelo amor que dedicarmos a Jesus Cristo, na nossa comunhão de vida com Ele e na nossa entrega em favor dos irmãos.

Fazer de Cristo o centro da nossa vida é crer, esperar e amar.

«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor» (Jo 15,9).

Autor:

1. Manuel Madureira Dias