Fátima: Projeção multimédia e concertos no encerramento «simbólico» do centenário das aparições

Cerimónias da peregrinação internacional presididas por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima

Fátima, 11 out 2017 (Ecclesia) – Uma projeção multimédia e uma sessão solene, com concertos inéditos, integram o programa de celebrações que marca o encerramento simbólico da comemoração do Centenário das Aparições em Fátima, a 12 e 13 de outubro.

A peregrinação internacional aniversária de outubro tem como tema ‘Maria, Estrela da Evangelização’ e será presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.

O programa começa no dia 12 de outubro com a Saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos, na Capelinha das Aparições pelas 18h30; prossegue depois com a Bênção solene das velas e Rosário, na Capelinha das Aparições, seguida da procissão das velas pelas 21h30 e a Missa internacional.

Após a vigília durante toda a noite, já no dia 13 vai ter lugar o Rosário, na Capelinha das Aparições, pelas 09h00, seguido da Procissão, missa, bênção dos doentes e procissão do adeus, no Recinto de Oração.

Uma das iniciativas que marcarão o encerramento das comemorações é a projeção multimédia “Fátima-Tempo de Luz”, que terá estreia no dia 12 de outubro, a seguir à procissão do silêncio, depois da meia noite, e repetição nos dias 13 e 14 de outubro pelas 22h30, sempre na fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Um local que “ganhará uma luz especial que se transformará em narrativa histórica deste lugar ao longo de cem anos, reconstruindo a memória dos marcos históricos e espirituais mais importantes relacionados com a mensagem que a Virgem Maria transmitiu na Cova da Iria”, realça o Santuário.

A projeção é idealizada a partir da experiência de milhares de peregrinos que todos os anos visitam o Santuário e é composta por sete cenas: “O reflexo da luz de Deus”; “O Coração de Maria, imaculado e triunfante, conduz até Deus “; “A Igreja canta a Mensagem de Fátima”; “Os caminhos dos peregrinos”; “Em Fátima ouvimos uma mensagem de paz para o mundo”; “Em Fátima celebramos o Deus que está próximo do ser humano” e “Em Fátima iluminamos o nosso coração”.

A 13 de outubro acontece a sessão solene de encerramento das celebrações do Centenário das Aparições, pelas 18h30, com a presença do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e do bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto.

A sessão citada integra um concerto executado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro que no seu alinhamento vai apresentar duas obras encomendadas aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso: The Sun Danced e Salve Regina, respetivamente.

O concerto terá, também, transmissão em direto para o Recinto de Oração para que todos os peregrinos “possam usufruir de mais este momento musical”.

Por questões de ordem logística o Santuário de Fátima informou que, entre as 09h00 do dia 12 de outubro, e durante todo o dia 13, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima estará encerrada, ficando impossibilitada a habitual visita aos túmulos dos pastorinhos.

SN/JCP