Fátima: Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização preside à peregrinação de agosto

D. Rino Fisichella marca presença na peregrinação do Migrante e do Refugiado ao santuário

Fátima, 08 ago 2017 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (Santa Sé) vai presidir à peregrinação aniversária de agosto ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13, que tem como tema ‘Santa Maria, Mãe de Deus’.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o Santuário de Fátima realça que é a segunda vez que D. Rino Fisichella vai estar na Cova da Iria depois de ter sido nomeado responsável pelo setor dos santuários na Igreja Católica.

A primeira vez que o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, da Santa Sé, esteve no santuário mariano foi em maio quando integrou a comitiva do Papa Francisco a Fátima.

‘Santa Maria, Mãe de Deus’ é o tema da Peregrinação Aniversária de Agosto que se realiza nos dias 12 e 13 de agosto, e recorda a quarta aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto e Lúcia.

O encontro este sábado e domingo é também conhecido como a peregrinação do Migrante e do Refugiado e realiza-se na Semana Nacional de Migrações 2017.

A Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM), da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, está a dinamizar a sua 45.ª semana nacional com o tema ‘Acolher o futuro – Novas gerações migrantes são o amanhã da humanidade’.

A peregrinação ao Santuário de Fátima começa este sábado às 18h30, após a conferência de imprensa de apresentação às 16h00 e que vai contar com a presença do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, de D. Rino Fisichella, de D. António Vitalino, vogal da referida comissão episcopal, da diretora da OCPM, Eugénia Quaresma, e do reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas.

A bênção solene das velas e rosário começa às 21h30 na Capelinha das Aparições, seguida da procissão das velas, e a missa internacional começa uma hora depois.

Do programa da peregrinação destaca-se uma noite de vigília a partir da meia-noite com momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Via-Sacra, no recinto de Oração e uma celebração mariana, na Capelinha.

No domingo, 13 de agosto, a Obra Católica Portuguesa das Migrações convida as paróquias e comunidades cristãs a uma Jornada de Solidariedade.

A peregrinação de agosto ao Santuário de Fátima termina com o concerto ‘Rainha dos Céus, Alegrai-vos’, interpretado pelo coro Regina Coeli, às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

CB