Fátima: Encontro Nacional de Liturgia centrado nas invocações da Virgem Maria nas celebrações

Inscrições decorrem até dia 17 de julho

Fátima, 15 jul 2017 (Ecclesia) – A Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade e o Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) vão realizar o seu encontro nacional de pastoral, com o tema ‘A Virgem Santa Maria na Liturgia’, de 24 a 28 de julho, em Fátima.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o SNL recorda que, frequentemente, a Virgem Maria “é invocada” nas celebrações litúrgicas, “acompanha a Igreja em oração com o seu exemplo de discípula orante, a sua figura orante e a sua imagem e modelo perfeito”.

O 43.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica (ENPL) vai aprofundar também “outras questões marianas”, numa resposta à mensagem de Fátima e numa “harmonia entre as celebrações” – na Basílica da Santíssima Trindade e na Capelinha das Aparições – e o convívio entre os participantes.

As inscrições devem ser feitas até ao dia 17 de julho e o encontro começa uma semana depois, no Centro Paulo VI, em Fátima.

O presidente da Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade num vídeo publico em julho convidou à participação no ENPL.

“Para que o espírito da liturgia se renove na Igreja presente em Portugal e possamos prestar um melhor serviço à celebração da Liturgia”, referiu D. José Cordeiro.

Segundo o bispo da Diocese de Bragança-Miranda, o encontro “é uma oportunidade feliz” para os sacerdotes, diáconos, pessoas consagradas, todos os fieis leigos, de modo especial os que têm um ministério, serviço nas comunidades cristãs renovarem “o dom da graça e do serviço”.

No programa enviado pelo diretor do SNL, padre Pedro Lourenço Ferreira, assinala-se a participação do bispo de Beja, D. João Marcos, que vai falar sobre ‘Maria no mistério de Cristo e da Igreja’, na abertura do encontro; no dia 25, D. José Cordeiro aborda o tema ‘A Virgem Santa Maria no Ano Litúrgico’.

O padre italiano Corrado Maggioni, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé), vai apresentar ‘A coletânea de Missas da Virgem Santa Maria’ e o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, vai refletir sobre o santuário mariano “na renovação litúrgica em Portugal”.

O encontro da pastoral litúrgica conta também com a escola de ministérios da presidência, acólitos, leitores, músicos, catequistas e ministros extraordinários da comunhão.

O 43.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica termina a 28 de julho estando a sessão conclusiva marcada para as 10h00; uma hora depois, a Missa de encerramento celebra-se na Basílica da Santíssima Trindade.

CB/OC