Fátima: D. António Marto encerrou Jubileu dos Jovens com mensagem pela paz

Bispo de Leiria-Fátima deixou desafios aos milhares de participantes na peregrinação juvenil

Fátima, 10 set 2017 (Ecclesia) – O bispo de Leiria Fátima presidiu hoje à Missa que integrou a celebração de encerramento do Jubileu dos Jovens à Cova da Iria, no Centenário das Aparições, que reuniu milhares de pessoas desde sábado.

“Só o que passa pelo coração transforma a vida. Não há verdadeira Paz sem esta conversão. Isto é fonte de esperança, porque é possível a mudança, mudar o mundo!”, realçou D. António Marto, na homilia da Missa na qual concelebraram vários bispos de Portugal, da Irlanda e da Bolívia, além do Núncio Apostólico na Síria, cardeal Mario Zenari.

O prelado recordou a visita do Papa Francisco, em maio, quando pediu aos peregrinos que fossem “sentinelas da Madrugada”, falando num “estado de alerta” permanente e de “escuta do coração” de Deus.

“Caros amigos, quereis renovar o vosso ato de fé viva? Estais dispostos a responder ao convite a ser sentinelas da conversão e da esperança? Que projeto de conversão cada um de vós pode levar? Que intenção de mudança quer formular?”, interpelou D. António Marto, citado pela página do Santuário de Fátima na internet.

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima exortou os jovens a construir a paz “artesanalmente dia a dia na família, na escola”, combatendo a “indiferença e o descarte face ao outro”.

“A globalização atual quebra distâncias, torna-nos mais próximos, mas não nos faz irmãos”, afirmou o responsável, para quem “é necessário promover a cultura do encontro, da vida fraterna em comunidade”.

“Na fraternidade, cada um é para o outro o irmão atento e disponível. Isto leva-nos a ser os primeiros a amar, a ir ao encontro do outro mais necessitado, a estender a mão, a partilhar a alegria e o sofrimento, a acolher e a dialogar com todos, a estender pontes, a encorajar a viver a vida boa do Evangelho”, precisou.

Além dos mais de 3 mil jovens peregrinos do JubJovem, participaram nesta Eucaristia cerca de 30 grupos que se inscreveram no Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima, oriundos de Espanha, Itália, Polónia, Estados Unidos, Eslováquia, Reino Unido, Irlanda, Alemanha e Singapura, entre outros lugares.

Inserido nas celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, o JubJovem teve como tema ‘O segredo da paz, o caminho do coração’; foi desenvolvido pelo Santuário de Fátima em parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), envolvendo os secretariados diocesanos e movimentos de juventude católicos.

Os jovens participaram nas atividades habituais do santuário e assistiram a um concerto de António Zambujo e Miguel Araújo, que compuseram temas inéditos sobre a paz.

OC