Fátima: Arcebispo de Moscovo recorda perseguições contra cristãos no século XX

D. Paolo Pezzi alerta para consequências dos totalitarismos

 

Fátima, 13 jul 2017 (Ecclesia) – O arcebispo de Moscovo recordou hoje em Fátima as perseguições contra cristãos no século XX, alertando para as consequências dos totalitarismos na vida das sociedades.

“O século XX ficou marcado por uma perseguição particularmente sangrenta. Infelizmente, quando uma sociedade renuncia ao anúncio do Evangelho torna-se facilmente vítima de totalitarismos, do poder do homem sobre o homem”, disse D. Paolo Pezzi, na homilia da Missa conclusiva da peregrinação internacional aniversária do 13 de julho.

Perante milhares de pessoas reunidas no recinto de oração da Cova da Iria, o responsável pela Arquidiocese de Mãe de Deus, na capital russa, sublinhou que muitas vezes a ação missionária dos católicos é rejeitada “pela mentira, pela calúnia, pela perseguição”.

“Na verdade, não existe uma época da história que não tenha tido os seus mártires”, assinalou, após evocar os cristãos perseguidos e martirizados nos primeiros séculos.

D. Paolo Pezzi sustentou que, aos olhos da fé, existe a consolação de saber que a Cruz de Cristo pode “vencer o ódio do mundo”.

“Isto mesmo nos recordaram os mártires do século XX: o testemunho de um amor gratuito vence mesmo o ódio mais irracional”, reforçou.

O presidente da celebração considerou que, ainda hoje, perante “a perseguição dos cristãos, que não diminuiu, mas pelo contrário parece crescer a cada dia”, uma possível convivência entre pessoas e comunidades “só é possível num testemunho até ao martírio da fé e da caridade gratuita”.

“Ao longo destes últimos meses tenho pensado frequentemente nas vítimas do ódio dos homens, em todos aqueles que morrem destruídos pelo mal, pelo ódio de outros homens, seus irmãos: quem, dentre eles, pôde ao menos pressentir o conforto do amor de Cristo?”, questionou D. Paolo Pezzi.

O arcebispo de Moscovo apelou à confiança na proteção da Virgem Maria para “vencer o medo” e superar a distância que separa as pessoas.

“Peçamos à Senhora de Fátima, a graça da conversão a Seu Filho, peçamos ao Espírito que faça voltar o nosso olhar para Cristo, fonte de toda a paz, conforto, e de criatividade para a nossa vida e para a vida dos nossos irmãos”, concluiu, numa homilia lida em português.

A peregrinação Internacional de julho, que evoca a terceira aparição de Nossa Senhora, tem como tema “A Virgem Maria, Mãe da Consolação” e sublinha esta ligação da Rússia a Fátima.

De acordo com o testemunho dos videntes Nossa Senhora disse-lhes que para impedir a guerra pedia a consagração da Rússia ao Seu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados.

A peregrinação presidida pelo arcebispo de Moscovo conta com mais de 6300 peregrinos inscritos no Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima, num total de 140 grupos oriundos de 27 nações, incluindo vários países da antiga União Soviética.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.