ESPERANÇA

Se nos interrogarmos sobre o significado e a finalidade da vida humana, há somente, em última análise, uma resposta correta: o homem é feito para a visão de Deus. Só mais tarde, depois da morte, é que nos tornaremos puros contemplativos, vendo a Deus que é verdade, bondade e belezas perfeitas. Entretanto estamos a aguardar e a preparar-nos para essa experiência.

Quando em peregrinação, somos encorajados a prosseguir porque vemos o fim da caminhada à nossa frente. Já temos gozado em perspetiva alguma coisa da alegria que havemos de ter na realidade, no fim da caminhada. Podemos contar com coisas boas, com tempos bons. É uma razão pela qual os cristãos deviam ser sempre alegres, sempre animados. Têm esperança. Ter esperança é confiar em que havemos de encontrar o que procuramos e atingir o ponto que almejamos. Essa confiança vem de Deus. É Ele que transforma os nossos sonhos em realidades, que nos satisfaz as aspirações mais profundas, que nos dá realização total.

Esperança é uma virtude cristã e tão importante como a Fé e a caridade. Nunca se disse isto suficientemente. Ouvem-se provavelmente muitos sermões sobre Fé e caridade, mas poucos sobre esperança. Raras vezes vemos artigos sobre a esperança, ou raramente nos é recomendada a importância de sermos animados e felizes, apesar das provações da vida, apesar das dificuldades que encontramos. Um verdadeiro cristão talvez devesse dizer: “por causa das provações, por causa das dificuldades”. Na vida de todo o cristão, deve haver uma certa alegria, uma certa paz. Creio que muitas pessoas se deixam deprimir, mais do que deviam, pelo que vêem, ouvem e lêem nos mass-media. Boas notícias não vendem jornais, não fazem imagens televisivas dramáticas; mas o regime incessante de crises dramáticas, de tragédias e conflitos, leva muitas pessoas, especialmente os que se confinam em casa, os idosos, doentes, a situações de grande pessimismo e depressão.

Nunca devemos deixar de confiar no amor de Deus, ter confiança em que deseja o nosso bem. Devemos estar convencidos de que Ele nos ama sempre.