Escutas do Algarve realizam Acampamento Regional em Faro

Tem início amanhã, dia 2 de setembro, o XII Acampamento Regional (ACAREG) do Algarve do Corpo Nacional de Escutas (CNE), prolongando-se até ao dia 7 deste mês.

A iniciativa, que contará com a participação de quase todo o efetivo escutista da região algarvia realizar-se-á no sítio do Vale das Almas, concelho de Faro (local onde decorre anualmente a Concentração Internacional de Motos promovida pelo Moto Clube de Faro) e terá como imaginário (ver apresentação abaixo) um poema de madre Teresa de Calcutá intitulado “Vive a vida” e como tema “Uma viagem, uma missão”.

Assim, as atividades a desenvolver (ver programa abaixo) inspirar-se-ão na vida de Teresa de Calcutá e nos hábitos e costumes da Índia, estando os inscritos distribuídos por cinco campos: Goa, Damão, Diu, Bombaim e Nova Deli.

Em campo, os jovens terão de realizar diversas tarefas, preparadas e planeadas por eles próprios. Irão construir o seu alojamento para esses dias, irão cozinhar, limpar e manter as instalações, participar em inúmeras atividades propostas pelos departamentos regionais pedagógicos, que passam por caminhadas, jogos, ateliês, serviços.

Segundo a Junta Regional do Algarve do CNE, que promove a iniciativa, todas as iniciativas visam “potenciar o crescimento” dos jovens escuteiros em “todos os aspetos do seu desenvolvimento individual: físico, afetivo, de caráter, espiritual, intelectual e social”.

O ACAREG é a maior atividade promovida pela Região do Algarve. O último Acampamento Regional realizou-se em 2007 na Mata Nacional do Barão de São João, em Lagos.

Atualmente, o movimento escutista conta com mais de 25 milhões de elementos no ativo, dispersos por 216 países do mundo. O CNE foi fundado no dia 27 de Maio de 1923, por ação de D. Manuel Vieira de Matos, arcebispo de Braga, e está atualmente presente em todas as dioceses de Portugal, registando um efetivo de 73.000 associados (59.000 crianças e jovens e 14.000 adultos), sendo que no Algarve são cerca de 2.200 pertencentes a 32 agrupamentos.