Educar a Fé ao ritmo do seu crescimento

Evangelizar! … Foi o que Jesus fez e nos mandou fazer: «Ide! Ensinai todas as Nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo quanto tenho mandado» (Mt 28,19-20).

Evangelizar!… Foi assim que Paulo definiu a sua vocação de Apóstolo: «Jesus Cristo não me enviou a batizar, mas a pregar o Evangelho!» (1 Cor 1,17); «Ai de mim, se não evangelizar!…»(1 Cor 9,16).

Evangelizar!… Foi o que a Igreja começou por fazer e fez durante os primeiros séculos: levar a Boa Nova a toda a parte, para, em toda a parte, fazer discípulos de Jesus Cristo.

Evangelizar!… É o que o Papa Francisco pede que cada comunidade paroquial e cada católico faça com o seu testemunho de vida.

Evangelizar significa levar o Evangelho a toda a gente, como Cristo, no seu tempo, que anunciou a Boa Nova mesmo àqueles que o haviam de rejeitar e matar, como judas. Evangelizar é tornar possível a conversão de toda a gente, que só poderá converter-se se estiver evangelizada: se conhecer a Boa Nova de Jesus Cristo: «Mas como hão-de invocar Aquele em Quem não acreditam, se ninguém lhes prega? E como pregarão, se não forem enviados?» (Rm 10, 14-15).

Quem não for evangelizado, não tem culpa de não se ter convertido. A culpa, nesse caso, recai sobre os evangelizadores, que são todos os que se dizem cristãos, por não terem evangelizado.

Jesus Cristo continua hoje, como sempre, «pedra de contradição» (Lc 2,34; Rm 9,33), rejeitada por uns, mas alicerce de construção para outros. A Palavra de Deus dá sempre fruto, até nas pessoas que a rejeitam. É melhor que as pessoas a rejeitem, pelo facto de a terem conhecido, do que a desconheçam, pelo facto de ela não ter sido anunciada. O mal da Igreja, numa paróquia, numa diocese ou no mundo, não é o da oposição, mas o da falta de posição frente ao Evangelho e a Cristo, por tal desconhecimento de um e outro.

 

 

Autor

Pe. Domingos Monteiro da Costa, S.J.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.