Educação sem tempo para férias

O fim do tempo letivo, em cada ano escolar, faz com que muitas famílias se deparem com a incapacidade de dar continuidade a um itinerário formativo, feito não só dos resultados que a frequência escolar gera como também da relação com um grupo de amigos, da participação comunitária e do diálogo familiar.

Terminar aulas e principiar um período de férias corresponde, em muitos casos, a começar do zero, a procurar novos laços de amizade, novos grupos e projetos formativos que estejam em sintonia com os que reuniram criatividade e força ao longo dos meses anteriores. Noutros casos, felizmente, o contexto familiar permite não só a permanência de linhas de conduta como a solidificação de laços que estruturam um novo ano, de trabalho ou estudo, após o tempo de descanso.

Nos meses de pausa, muitas iniciativas levam adolescentes e jovens até à ocupação de tempos livres, a férias missionárias, a campos de trabalho ou de lazer, a acampamentos, a encontros de desporto, regatas de competição ou projetos de voluntariado, dentro de portas ou além-fronteiras. Na origem e na história destes projetos estão muitas instituições que colocam em lugar cimeiro do seu ideário o contributo para a educação dos que neles participam, sem qualquer outro proveito! Entre elas, muitas têm ligação à Igreja Católica, através de paróquias, congregações religiosas, grupos ou movimentos.

Como no setor das respostas sociais, o relevo de organizações religiosas está a ceder espaço a outras que perseguem não apenas objetivos pedagógicos. Autarquias, associações, academias, cooperativas, corporações e mesmo empresas conquistam espaço na promoção de iniciativas que atraem alunos sem aulas, adolescentes e jovens sem a possibilidade de permanência no contexto familiar quando a escola deixa de fazer parte da rotina diária, muitas vezes apenas por aí encontrarem uma possibilidade de negócio.

A crescente necessidade de substituir o espaço da rua por abrigos organizados que proporcionem tempos de lazer às novas gerações é um desafio crescente para organizações com prioridades pedagógicas nos seus propósitos, uma vez que a frequência e o sucesso de tempos letivos pode depender de apostas em períodos de lazer. De facto, a permanência dos que iniciam um itinerário formativo apenas se consegue com uma oferta pedagógica criativa e constante. A abundância de ofertas desafia famílias e instituições a perseguir uma educação sem tempo para férias.

Paulo Rocha,

Agência ECCLESIA

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.