Diocese do Algarve vai criar núcleo museológico ligado ao surgimento da imprensa em Portugal

O presidente da Fundação Portuguesa das Comunicações anunciou na passada sexta-feira que será criado em Faro, em instalações da Diocese do Algarve, um núcleo museológico ligado à edição do “Pentateuco”, levada a cabo por Samuel Gacon em 1487, que marcou o início da imprensa em Portugal.

Presente na apresentação de uma reedição ‘fac-simile’ do primeiro livro impresso em Portugal, que teve lugar na passada sexta-feira no Seminário de São José de Faro, Luís de Andrade assumiu ainda o “compromisso de ceder a título de empréstimo, por um tempo que venha a ser considerado necessário”, a réplica do prelo de Gutenberg que faz parte do acervo do museu da Fundação Portuguesa das Comunicações.

Aquele responsável evidenciou precisamente a “ligação que Faro tem com o primeiro livro impresso em Portugal”, justificando a decisão que disse contribuir para a “construção da identidade, da história e da memória” do Algarve como algo “fundamental para a divulgação da região”.

O Folha do Domingo apurou, entretanto, que o núcleo museológico, apresentado também digitalmente na sexta-feira no Seminário de Faro, deverá ser instalado no espaço da antiga capela do Paço Episcopal, cuja entrada é feita pela rua do Município, onde já têm sido realizadas diversas exposições.

Para assinalar simbolicamente o compromisso, Luís de Andrade ofereceu à Diocese do Algarve algumas publicações relacionadas com a história das comunicações e a cronologia da escrita na Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna.

O bispo do Algarve, que agradeceu a oferta, confirmou a iniciativa e congratulou-se com o compromisso assumido. “Estamos abertos para colaborar e participar em promover tudo aquilo que diga respeito a este livro e em criar espaços também para acolher, se for possível e necessário, a réplica do prelo”, afirmou D. Manuel Quintas.

O prelado, que desejou que o projeto possa servir não apenas a cultura e o turismo, mas também a educação, possibilitando a visita de todas as escolas, aludiu à necessidade de parcerias. “Só unindo esforços é que conseguimos levar para a frente esta iniciativa de preservar aquilo que herdámos”, afirmou.

O bispo diocesano anunciou também que a Diocese do Algarve está a estudar, juntamente com a Câmara de Faro, a possibilidade de criação de um museu da imprensa nas instalações da antiga Tipografia União. “Temos lá máquinas que me disseram serem únicas em Portugal, ligadas à impressão de Folha do Domingo. É um espaço que precisa de investimento para ser restaurado”, adiantou.

Fonte: https://folhadodomingo.pt