DESPEDIDA

No dia de hoje, assinalamos o fim de um ciclo, na Paróquia de Luís, com a despedida do nosso pároco.

Foram 48 anos que ficarão para sempre registados na nossa memória pela obra física, sim, por toda a obra que deixa edificada, mas também pela obra espiritual que foi construindo e alimentando- qual fermento na massa – junto desta comunidade cristã.

Observámos ao longo destes anos, como serviu a comunidade, como a fez crescer iluminado sempre pela luz do Espírito que é Santo, que é algo invisível aos olhos humanos mas que produz um efeito visível.

Talvez quando foi nomeado para aqui tenha ficado apreensivo. Viu-se diante desta gente, também apreensiva, e naturalmente curiosa, quanto ao novo pároco. Em Outubro de 1969 foi colocado à frente da zona pastoral adstrita à capela de São Luís, em Faro, com o objetivo da possível formação duma futura paróquia.

Passado todo este tempo Pe. Rocha marcou cada família e cada pessoa, sobretudo pela humildade para enfrentar todos os desafios da missão a que estava designado.

Ensinou como é possível criar dinamismo se tivermos boa vontade e alegria de viver em comunidade, e isso foi bem presente sobretudo nos últimos vinte e cinco anos no que dinamizou, no que incentivou, no que acompanhou, em tudo o que foi pioneiro.

Incentivou sempre ao convívio e à partilha em comunidade e também por estas razões deixará saudades e sementes que perdurarão no tempo.

A despedida hoje é emocionante. Este é um momento especial!

É hora de olhar para trás e ver tudo o que passamos, mas perspetivando o futuro intercedemos a Deus que lhe dê muita saúde e que o nosso testemunho possa ser o conforto e incentivo para continuar.

Seria bem melhor se pudéssemos optar e pedir para ficar. Mas não é assim, nem pode ser assim.
Sentiremos muito a sua falta, mas sabemos que a sua ida é a continuidade da missão que abraçou aquando da sua ordenação, sempre ao serviço da Igreja Diocesana.

Entregou a sua vida a Deus para se dedicar à vida dos homens. Por isso, temos a certeza que tudo correrá bem, nesse novo caminho, nas novas paróquias.

É o momento em que o nosso coração se aperta e a nossa alma percebe finalmente os sentimentos que durante tanto tempo se foram acumulando e intensificando.

Em nome de todos os paroquianos, queremos prestar-lhe um afetuoso agradecimento por termos o privilégio de ter partilhado e usufruído da sua entrega e do seu trabalho a Deus e a esta comunidade.

Queremos oferecer-lhe o CD com tudo o que recolhemos de testemunhos / eventos … dos 25 anos da paróquia, e um paramento verde, este em conjunto com a paróquia de Montenegro.

3 de setembro de 2017