De novo o advento

        Ao dizermos de novo não estaremos a supor o que já aconteceu, mas a nos confrontarmos com a novidade que em cada Natal importa se reafirme: Jesus é o mesmo, ontem, hoje e sempre, mas outros são os tempos e as circunstâncias em que a sua vinda acontece. Basta avaliar o que se passou recentemente aqui bem perto, designadamente no mundo ocidental e não só, tal como entre nós: governos que se constituem, atentados que ocorrem, levas de refugiados que se movimentam e por aí fora. Mais que fatos avulsos são sinais apelativos a que olhemos com redobrada atenção para o futuro que cada vinda de Jesus nos convida a construir. Assim, o advento, mantendo a dimensão de tempo de oração mais confiante, porfiada renovação individual, encontro pessoal com o Senhor que vem e com aqueles que  visibilizam o seu rosto, deverá ser, desta vez, o badalar da aurora dum mundo que importa refazer, por forma a que a esperança que animou o povo bíblico e que culminou na manifestação messiânica, encontre também concretização entre nós.

       Tal poderá acontecer se tomarmos consciência de que somos hóspedes desta casa comum que é o nosso planeta, candidatos à mesma felicidade que não tem aqui morada permanente, desafiados à aventura de arriscarmos os nossos talentos ao serviço dum desígnio comum, que tem em Jesus o começo e o fim. Assim o manifesta a liturgia, aproximando o termo e o início de cada ano litúrgico.

       Deste modo, ao entrarmos em mais um advento, fazemo-lo na expectativa de que, encontrando-se Jesus já presente entre nós, não descuremos a oportunidade de nos reencontrarmos com Ele, refazendo laços porventura desatados, retomando caminhos deixados de percorrer, rompendo com ídolos subtilmente infiltrados, avivando memórias eventualmente apagadas. Tudo isto animado por mais e melhores momentos orantes, partilha efetiva dos próprios bens, recusa de cedência ao império do consumismo gratuito, acolhimento festivo do “glória a Deus, ecoado no coração de cada um e no seio da comunidade familiar e eclesial.

 

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.