Conferência do Pe. Carlos Aquino: o sentido do espaço litúrgico: do templo de pedras vivas à casa da beleza para o canto novo

Introdução

Início por vos convidar a escutar as palavras da Igreja em oração, que bem nos introduzem nesta singela reflexão sobre o sentido do espaço litúrgico e o mistério do verdadeiro Templo de Deus.
“Vos fizestes de todo o universo o templo da vossa glória, para que em toda a parte o vosso nome fosse glorificado, mas não recusais lugares a Vós consagrados para a celebração dos divinos mistérios: por isso, exultantes de alegria, dedicamos à vossa majestade esta casa de oração, construída pelo trabalho humano. / Nesta casa se anuncia o mistério do Templo verdadeiro e se prefigura a imagem da celeste Jerusalém: do Corpo de Vosso Filho, nascido da Virgem Maria, fizeste o templo a Vós consagrado, para que nele habitasse a plenitude da divindade. / E constituístes a Igreja como cidade santa, edificada sobre o alicerce dos Apóstolos, tendo como pedra angular o próprio Cristo Jesus; mas que há-de erguer-se, construída com pedras escolhidas, vivificadas pelo Espírito Santo, cimentadas pela caridade, cidade onde sereis tudo para todos pelos tempos sem fim e onde brilhará perpetuamente a luz de Cristo” (Prefácio I No Dia da Dedicação de uma Igreja).

Muitas vezes estas palavras timbradas pela fé suscitaram o nosso canto de louvor: Nós somos as pedras vivas do Templo do Senhor: povo sacerdotal, Igreja santa de Deus. Nós somos as pedras vivas do templo do Senhor.

 

 

autor: Pe. Dr. Carlos Manuel Patrício de Aquino 

         Coordenador do Departamento de Liturgia da Diocese do Algarve 

Fonte: Paróquia de São Luís – Faro 

19 de junho de 2017 

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.