Clero do Sul do país reflecte sobre «os novos areópagos»

Personalidades como o seleccionador de Portugal, Fernando Santos, o director da revista ‘La Civiltà Cattolica’, padre Antonio Spadaro, o antigo governante, Guilherme d’Oliveira Martins ou o musicólogo Rui Vieira Nery falarão ao clero das dioceses do sul do país sobre a importância de levar “Levar Cristo às periferias humanas e existenciais: os novos areópagos”. Este será o tema da actualização de bispos, padres e diáconos das dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal que volta a realizar-se, uma vez mais, no Algarve. Promovida pelo décimo ano consecutivo pelo Instituto Superior de Teologia de Évora, a iniciativa está agendada para os dias 16 a 19 deste mês, tendo lugar no Hotel Júpiter, em Portimão.

Para além das personalidades já referidas, a formação do clero do sul contará ainda com a intervenção de Martín Carbajo, da Pontifícia Universidade Antonianum (Roma), de Rui Marques, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados, de Ana Paula Amendoeira, directora regional de Cultura do Alentejo e do padre Francisco Couto, reitor do Santuário de Vila Viçosa.

Antonio Spadaro, sacerdote jesuíta, escritor e teólogo particularmente ligado ao estudo da “Ciberteologia” e um dos mais próximos conselheiros do Papa Francisco (conhecido por ter realizado a primeira grande entrevista ao Sumo Pontífice), apresentará duas conferências: a primeira no dia 16 deste mês, sobre o tema “As periferias geográficas e a misericórdia” e a segunda no dia 17, intitulada “Desafios pastorais da cultura digital”. Recordamos que este autor é igualmente especialista em literatura, com diferentes trabalhos publicados nesta área, sendo, ainda, consultor para o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.

No segundo dia (17 de Janeiro) serão também proferidas duas conferências de Martín Carbajo, investigador na área da ética da comunicação, sobre os temas “Redes Sociais e Comunicação Social, Cuidados a ter e apostas a fazer” e “Notas para um projeto nacional ou regional dos mass media ao serviço da evangelização”.

A 18 de Janeiro serão realizadas duas mesas redondas sobre “Áreas prioritárias na Ação Pastoral da Igreja”, sendo que a primeira contará com a participação de Ana Paula Amendoeira no âmbito da cultura, de Guilherme d’Oliveira Martins no âmbito da política e de Rui Vieira Nery no âmbito da música e a segunda com Rui Marques no âmbito da interculturalidade, do padre Francisco Couto no âmbito da religiosidade popular e de Fernando Santos no âmbito do desporto.

No último dia da actualização do clero haverá um painel sobre “boas práticas” existentes nas dioceses do sul, composto por representantes de cada uma para “partilha e aprendizagem mútuas”.

 

 

Fonte: http://dioceseevora.pt/?recent_works=clero-do-sul-do-pais-reflecte-sobre-os-novos-areopagos#prettyPhoto

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.