Clero do sul do país em jornada de atualização no Algarve

O Instituto Superior de Teologia de Évora organiza, pelo oitavo ano consecutivo, a atualização do clero da Província Eclesiástica do Sul, constituída pelas dioceses de Évora, Beja e Algarve.

As jornadas de atualização voltam a realizar-se Algarve e no estão agendadas para os dias 26 a 29 deste mês, no Hotel Alísios em Albufeira, e terão como tema: “Que pastores para a Igreja no mundo atual?”.

No primeiro dia, após a sessão de abertura, serão apresentadas pelos padres José Miguel Pereira, reitor do Seminário dos Olivais, e Vicente Nieto, reitor do Seminário Maior de Évora, respetivamente, sobre os temas “Olhar a realidade vocacional do nosso país” e “Vocações e Ordenações no Sul de Portugal: passado, presente e futuro”.

No dia 27, a reflexão será realizada em torno do tema “Campos prioritários da pastoral Vocacional”, focalizada depois em quatro realidades distintas: Família, Paróquia, Pastoral Juvenil e Pastoral Universitária. A primeira será abordada pelo casal Fátima e Luís Reis Lopes, coordenadores do Departamento Nacional da Pastoral Familiar, a segunda pelo padre José Nunes, sacerdote dominicano e diretor do Instituto São Tomás de Aquino, a terceira pelo padre Rui Almeida, sacerdote salesiano, e a quarta pelo padre Alberto Brito, sacerdote jesuíta.

O dia 28 será constituído por quatro conferências proferidas por um membro da Sagrada Congregação para o Clero sobre os temas “Identidade do presbítero no Mundo atual”, “A formação do Presbítero: dimensão intelectual, espiritual e pastoral”, “Luzes e sombras na identidade e missão do Presbítero” e “Esperanças e desafios para o Presbítero hoje e no futuro”.

A atualização do clero terminará ao final da manhã do dia 29 com a realização de um painel sobre o tema “O que esperamos e propomos aos novos Padres?” que contará com a participação do jornalista Paulo Rocha, diretor da Agência Ecclesia, de um casal e de um jovem.