ATITUDE TOLERANTE

  1. Em linguagem corrente a palavra “tolerância” tem uma conotação preferentemente depreciativa ou negativa.

Tolerar e suportar são, frequentemente, tomadas como sinónimo de aguentar algo considerado inadequando. Supõe pois uma atitude com certa marca de passividade, de consentimento indulgente para quem é incapaz e inapto. Por vezes significa uma posição de suster a perseguição a quem age de modo considerado negativo e eventualmente culpado.

A posição de indulgência, de desculpa, de suportável, de deixar correr ou de consentir, supõe que, dado o contexto, torna-se aceitável como um mal menor, dadas as circunstâncias ou as consequências possíveis resultantes duma intervenção retificadora ou eventualmente punitiva. (…)

E quem é tolerante poderá ser considerado como permissivo, sem princípios, sem carácter, sem clarividência e força para tomar posição e enfrentar a luta contra o mal.

  1. Ora a autêntica tolerância deveria significar uma atitude inteligente, educada e positiva para tornar-se incondicionalmente atento e disponível para acolher, escutar, ver e entender o que o outro foi, é ou poderá vir a ser. É essencial ter clara consciência de que a “história” não revela a totalidade da pessoa que é ser aberto ao futuro.

E, como é de nossa experiência, o real encontro com os outros supõe uma efetiva disponibilidade intelectual, afetiva e social para perceber o que está para além das máscaras que cada um afivela por razões que até o próprio desconhece, devido a circunstâncias “impostas” durante o desenvolvimento da personalidade de cada um.

  1. Todas as pessoas precisam de ser conhecidas, identificadas, reconhecidas, aceites, estimuladas e apoiadas, tanto no sucesso como no fracasso. E, frequentemente, os preconceitos, as resistências às mudanças, a insegurança, a auto-imagem negativa ou brilhante, impede-nos do espanto, da admiração que o outro poderia causar-nos se fossemos efetivamente livres e libertadores das cadeias que nos amarram e nos impedem de perceber a verdade do outro.
  2. É conveniente e urgente a conversão para não classificarmos apressadamente os outros; devemos, sim, fazer um esforço sustentado e coerente para nos ajudarmos mutuamente, para cada um auto-atualizar as capacidades ou virtudes disponíveis e superar, com estratégias pertinentes, os eventuais aspetos negativos da nossa identidade, que apesar das marcas e tendências hereditárias, educativas e circunstanciais poderá sempre encontrar outras dimensões e novidades. Os conflitos íntimos, sociais e até éticos, poderão ser integrados pela via do diálogo leal, aberto e confiante que levará à cura pela força da esperança e aceitação tolerante da diferença.

 

Autor:

Frei Bernardo, op

Fonte:

Revista Rosário de Maria

Ano 71| nº 745| março de 2015

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.