AS BEM-AVENTURANÇAS E A FORÇA DO EVANGELHO

O Evangelho é a força da vida eterna, dada desde já àqueles que o acolhem. Mas, ao gerar homens novos, essa força penetra na comunidade humana e sua história, purificando e vivificando as suas atividades. Por isso, ela é «raiz de cultura».

Proclamadas por Jesus, as Bem-Aventuranças, que não cessaram de ser vividas, ao longo da história da Igreja, por numerosos batizados e, de maneira eminente, pelos santos, exprimem a perfeição do amor evangélico.

As Bem-Aventuranças, a partir da primeira, dos pobres, formam um todo que não deve ser separado do conjunto do Sermão da Montanha, no qual, Jesus, novo Moisés, comenta o Decálogo, a Lei da Aliança, dando-lhe o seu sentido definitivo e pleno. Lidas e interpretadas na totalidade do seu contexto, as Bem-Aventuranças exprimem o espírito do Reino de Deus que vem. Mas, à luz do destino definitivo da história humana assim manifestada, aparecem, ao mesmo tempo, com mais viva clareza, os fundamentos da injustiça na ordem temporal.

Pois, ao ensinar a confiança que se apoia em Deu, a esperança da vida eterna, o amor da justiça, a misericórdia que vai até ao perdão e à reconciliação, permitem as Bem-Aventuranças situar a ordem temporal em função da ordem transcendente que, longe de eliminar a sua própria consistência, confere-lhe a sua verdadeira medida.

À luz das Bem-Aventuranças, o necessário empenho nas tarefas temporais ao serviço do próximo e da comunidade dos homens é, simultaneamente, exigido com urgência e mantido na sua justa perspetiva. Preservam da idolatria dos bens terrestres e das injustiças que a sua procura desenfreada traz consigo. Preservam da busca de um mundo perfeito, utópica e causadora de ruína, pois «a figura deste mundo passa».

Fonte:

LCL – 62” Liberdade Cristã e Libertação: Instrução da Congregação para a Doutrina da Fé”

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.