Aos paroquianos de São Luís – Faro

Como sabe, desde de dezembro último temos vindo a celebrar o Ano da Misericórdia, como jubileu pelos cinquenta anos do Concílio Vaticano II.

Com este evento pretende a igreja que os cristãos se renovem espiritualmente, segundo as propostas inovadoras então formuladas.

A cada jubileu, segundo a bíblia já no Antigo Testamento, estão adstritas graças especiais chamadas indulgências, isto é, o perdão de Deus fica mais ao alcance de todos, face ao esforço que cada um fizer.

Para receber essas indulgências (perdão) são necessárias algumas práticas, nomeadamente: a confissão, a comunhão, a recitação do credo (profissão de fé), a oração pelas intenções do papa e a peregrinação a uma igreja escolhida como jubilar, isto é, onde se deve fazer a passagem da porta santa e a visita ao batistério.

A nossa paróquia tem vindo a percorrer este caminho, mas ainda não cumpriu a etapa da peregrinação. Vamos fazê-lo no dia 9 de outubro próximo.

Convoco, pois, a todos para esta caminhada que será feita a partir do largo do teatro das figuras, onde nos concentraremos por volta das 15 horas, juntamente com a paróquia de Montenegro, partindo em direção à Sé, meditando as obras de misericórdia, corporais e espirituais. Atravessaremos a porta santa e passaremos pelo batistério.

Quem não puder fazer este percurso aguardará no largo da Sé.

Este será também o primeiro ato evocativo doutro jubileu que neste ano pastoral vamos celebrar: os 25 anos (bodas de prata) da nossa igreja nova e da criação da nova paróquia.

Por tudo isto venho pedir que todos nos mobilizemos, em ordem a que a nossa peregrinação jubilar contribua para afirmarmos cada vez mais a vontade de caminharmos para o Pai, pelas veredas deste mundo.

O Pároco