Algarve: Diocese quer reforçar aposta na formação cristã

Setor será uma das linhas mestras do programa pastoral para 2015-2016

Faro, 30 set 2015 (Ecclesia) – A formação cristã das comunidades vai ser uma das grandes apostas da Diocese do Algarve durante o próximo ano pastoral.

De acordo com a edição online desta terça-feira do jornal “Folha do Domingo”, o bispo diocesano, D. Manuel Quintas, destacou a necessidade de cuidar mais da “catequese para adultos”, ligando-a ao “aprofundamento da Palavra de Deus”.

“Pôr de lado a Palavra de Deus, é pôr em perigo a nossa vida. Prescindir da Palavra de Deus, é começar a viver uma fé que pode cair facilmente em superstições porque a palavra purifica e fortalece a fé”, referiu o prelado, durante a última assembleia diocesana, que serviu para apresentar o programa pastoral 2015-2016.

Numa iniciativa que reuniu “cerca de 350 representantes das paróquias, dos serviços e movimentos da diocese algarvia”, D. Manuel Quintas mostrou-se também apostado em mobilizar mais leigos para o serviço pastoral, para que os padres possam dar prioridade ao que é mais importante, “serem padres”.

“A revitalização das comunidades cristãs da diocese passa pelo envolvimento de todos”, sublinhou o responsável católico, que antecipou ainda a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima à região algarvia, que coincidirá com o início do Jubileu da Misericórdia.

“A imagem peregrina vem como Mãe da misericórdia, quer envolver todos e quer que todos se abram a esta dimensão”, apontou o bispo algarvio.

O programa pastoral da Diocese do Algarve para 2015-2016 vai ter como lema “Chamados à Vida: Em Cristo, a plenitude da vida”.

JCP

Fonte: www.ecclesia.pt