A sério

“Qualquer dia começa outra guerra mundial…” Esta é uma frase que ouvimos esporadicamente, mostra, acima de tudo, que vivemos longe dos vários focos de conflito que incendiam o mundo, um pouco por todos os continentes. Isso e muita distração.

Nunca como hoje foi a guerra tão mundial, no verdadeiro sentido da palavra. Exportável, transportável, descartável. Uma derrota para a nossa humanidade. O próprio Papa Francisco já teve oportunidade lamentar que o apelo de “guerra nunca mais” nunca tenha sido levado a sério, insistindo no drama da “terceira guerra mundial aos bocados” com conflitos na Ucrânia, Médio Oriente, África…

Teve grande impacto mediático o desabafo pontifício de que a Europa precisa de líderes. Sim, a Europa, toda a comunidade internacional procuram lideranças de estatura moral, de dimensão mundial, capazes de superar a pequenez de visões, os interesses mesquinhos, a ganância, o desprezo pela vida humana, a submissão a poderes económico-financeiros.

A Mensagem para o Dia Mundial da Paz, com que a Igreja Católica começa cada ano novo, tem de ser levada a sério. A não-violência proposta pelo Papa é mais do que um ato mais ou menos piedoso ou uma objeção de consciência. É um desafio à ação em favor da paz. Para o envolvimento de mais e mais construtores de paz contra os “senhores da guerra”. Integra-se, no conjunto do seu pontificado, na luta contra a indiferença globalizada, a inércia, o distanciamento em relação aos dramas humanos do mundo contemporâneo.

Vale a pena, como sempre, ler com atenção. Se o mal começa no coração humano, se a violência começa no contexto doméstico, é impossível dizer que não podemos fazer nada para mudar o cenário mundial. Ao pedir que se comece em casa, na família, na vida de cada um, Francisco lança uma grande onda internacional de não-violência que pretende chegar ao topo da pirâmide, não como uma exigência abstrata, mas vivida e interiorizada por milhões de pessoas. Não como uma imposição de sonhadores, mas como uma proposta de vida de milhões de “bem-aventurados” pacificadores, como Jesus proclamava no Evangelho. A paz vive-se, constrói-se, consolida-se com o esforço de todos. E aí sim, os senhores da guerra vão ter de levar o resto da humanidade a sério.

 

Octávio Carmo, Agência ECCLESIA

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.