A NOSSA DISTINÇÃO

O mundo precisa hoje, mais que nunca, dos cristãos: de cristãos que não se deixem arrastar como nulidades; de cristãos que não dobrem o joelho diante de qualquer divindade da sua invenção; de cristãos que, pela sua vida de fé, sejam modelos de outros valores.

Os cristãos não podem ficar no (adro), têm que entrar em Deus (Igreja); quem não entra em Deus, nunca soube o que é a fé. Quem se contenta com Deus da infância, redu-l’O a um ídolo do seu egoísmo infantil (projeção), a um «bombeiro» (= deus ex machina) das suas desgraças e incapacidades, a um milagreiro das suas irresponsabilidades. Um Deus assim, é um deus fabricado por nós, à nossa imagem e semelhança: nunca o Deus-Pai de Jesus Cristo. O mundo de Deus não é nenhum paraíso de crianças.

Um deus à nossa maneira supõe um Evangelho à nossa medida, donde se colhe o que agrada e se rejeita o que não agrada. E assim perde o cristianismo a sua força: a força de ser fermento…

O cristianismo não é nenhuma praça pública, onde cabe tudo e todos. A santidade dos cristãos deve ser a sua distinção. Os cristãos não podem justificar-se, dizendo que «não são nenhuns santos», porque o seu dever é ser santos. Seria a justificação da inação, que está proibida a quem quiser ser cristão…

Não é sem razão que os cristãos têm medo de ser santos. É que os santos, sendo «pro-vocação», são logo excluídos da praça pública. Daí a tentação da duplicidade de vida e de comportamento de muitos cristãos; é impossível pertencer a uma religião de um crucificado, de um condenado e excomungado e sentir-se bem em toda a parte e com todos, como se se estivesse na própria casa. Não querem ser crucificados, porque querem estar bem com todos. O cristão tem que pôr de lado a ideia de agradar a toda a gente: «Aí de vós, quando todos os homens disserem bem de vós!». Como cristãos, não podemos estar bem com o mundo: «Eu escolhi-vos do mundo!», raramente Me perseguiu a Mim!… Se fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo (…) por isso é que o mundo vos aborrece».

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.