A MISERICÓRDIA E O PECADO

O Evangelho é a revelação em Jesus Cristo, da misericórdia de Deus para com os pecadores. O anjo anuncia a José: “Tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados (Mt 1,21). O mesmo se dá com a Eucaristia, sacramento da redenção: “Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (Mt 26,28).

“Deus nos criou sem nós, mas não quis salvar-nos sem nós. Acolher sua misericórdia exige de nossa parte a confissão de nossas faltas. “Se dissermos: “Não temos pecado”, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos nossos pecados, Ele, que é fiel e justo, perdoará nossos pecados e nos purificará de toda injustiça”  (1 Jo  1, 8-9).

Como afirma São Paulo: “Onde avultou o pecado, a graça superabundou” (Rm 5,20). Mas, para realizar seu trabalho, deve a graça descobrir o pecado, a fim de converter nosso coração e nos conferir “a justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor” “Rm 5,21). Como o médico que examina a ferida antes de curá-la, assim Deus, por sua palavra e por seu Espírito, projeta uma luz viva sobre o pecado.

A conversão requer que se lance luz sobre o pecado; ela contém em si mesma o julgamento interior da consciência. Pode-se ver nisso a prova da ação do Espírito de verdade no mais íntimo do homem, e isso se torna ao mesmo tempo o início de um novo dom da graça e do amor: “Recebei o Espírito Santo”.

Assim, nesta ação de “lançar luz sobre o pecado” descobrimos um duplo dom: o dom da verdade da consciência e o dom da certeza da redenção. O Espírito de verdade é o Consolador.

Fonte: Cerimonial dos Bispos

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.