A MISERICÓRDIA COMO DIMENSÃO ESSENCIAL DO CRISTIANISMO

“O Deus da Bíblia é o Deus Santo.

Santo, em hebraico, qaddôsh, quer dizer «separado».

«Separado», não de nós ou da Sua criação, mas de Sl. «Separado» de Sl. É um Deus que SAI de SI, e VEM ao nosso encontro, debruçando-se sobre nós com um amor condescendente, gratuito e radical”. “Com efeito –diz-nos o Concílio -, nos livros sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de Seus filhos, a conversar com ele” (DV 21).

O Deus da Bíblia, o Deus dos cristãos, define-se como o Pai que “vem amorosamente” ao nosso encontro. Deus é para nós “transbordante MISERICÓRDIA e GRAÇA, PERDÃO sem medida, BONDADE radical, AMOR gratuito, condescendente, sem retorno. É este o coração da mensagem bíblica, que ainda não chegou a pulsar verdadeiramente na nossa cultura, porque ainda não pulsa verdadeiramente no coração de cada um de nós” –afirma D. António Couto.

O coração da mensagem bíblia, o coração do Evangelho, o coração do cristianismo, é pois, a misericórdia. D. António continua: “Convenhamos que, até hoje, este vinho novo tem sido bebido e vivido e testemunhado apenas por «justos» e por «santos». Mas pode e deve ser o Dom maior que devemos saber oferecer à humanidade deste início do terceiro milénio. O Papa Francisco, nos seus gestos de misericórdia e no seu ensinamento centrado na misericórdia, tem manifestado a urgência de a Igreja servir aos homens de hoje este vinho novo da misericórdia, o que o levou a convocar um jubileu sobre a Misericórdia: “Pensei muitas vezes – diz-nos ele- sobre como a Igreja possa tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. Por isso, decidi convocar um jubileu extraordinário centrado na misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia. Queremos vivê-lo à luz da palavra do Senhor: «Sede misericordiosos como o vosso Pai» (cfr Lc6,36)”.

Para o Papa Francisco, “ a Igreja deve ser o lugar da misericórdia gratuita, onde todos possam sentirse acolhidos, amados, perdoados e animados a viverem segundo a vida boa do Evangelho” (EG 114). Como o Pai é misericordioso assim o devemos nós para os irmãos.

De facto, na Sagrada Escritura, o nome de Deus é Misericórdia. No cartão de visitas que Deus entrega a Moisés pode ler-se: “Javé, Javé, Deus misericordioso e gratificante, lento para se irar e grande de amor e fidelidade” (Ex 34, 5-6). São Paulo exclama: “Bendito seja Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação” (2 Cor 1,3). Na carta aos efésios, é-nos dito: “Deus, que é rico em misericórdia, pelo amor imenso com que nos amou, precisamente a nós que estávamos mortos pelas nossas faltas, deu-nos a vida com Cristo – é pela graça que vós estais salvos” (Ef 2,4-5). O Evangelista João diz-nos: “Deus amou de tal modo o mundo que lhe entregou o Seu próprio Filho Único, para que todo o que n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). E como síntese perfeita, conclui São João: “Deus é amor” (1 Jo 4,1-6). Jesus Cristo, o Filho de Deus que se fez homem, “por nós homens e para nossa salvação”, é a manifestação de “Deus rico em misericórdia”: “Quem me vê o Pai” (Jo 14,9), durante a sua vida pública, Jesus levou por diante o seu programa messiânico de libertação – pela sua palavra e pelos seus gestos de misericórdia -, como vinha anunciado em Isaías e que Ele assumiu como seu, na sinagoga de Nazaré (cf Lc 4, 18-19). E “amou-nos até ao fim” (Jo 13,1), dando a sua vida por nós, “quando ainda éramos pecadores” (Rm 5,8). E deixou-nos como programa: “que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei”, e acrescentando que é esse amor misericordioso que nos define como cristãos: “Por isto que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13, 34-35).

Pe. Basileu Pires, MIC

Semanário Ecclesia nº 1475, abril de 2015