A FLOR DO AMOR

Um senhor já de certa idade veio à clinica onde trabalhou para tratar uma ferida na mão. Via-se bem que estava com bastante pressa e, enquanto lhe tratava a ferida, perguntei-lhe se era muito urgente aquilo que tinha de ir fazer. Disse-me que, naquela manhã, queria ir, quanto antes, a um lar de idosos levar uma flor à sua esposa que lá estava internada e fazia anos naquele dia. Contou-me que ela estava naquele lar havia já bastante tempo, com a doença de Alzheimer muito avançada.

Quando estava a acabar de colocar um penso na ferida, perguntei-lhe se a esposa ficaria muito preocupada caso ele tardasse em chegar.

-Não- respondeu-me.

-Ela não sabe quem eu sou. Visito-a com muita frequência.

Vou vê-la, praticamente, todos os dias; só quando, de todo, o meu trabalho mo impede é que não a visito, mas ela há quase cinco anos que não me reconhece.

Admirado perguntei-lhe:

-Então, se ela não sabe quem o senhor é, porque é que sente necessidade de visitar com tanta frequência, como acaba de dizer?

Sorriu e, dando-me uma palmadinha na mão, disse-me:

-Ela não sabe quem eu sou, mas eu ainda sei muito bem quem ela é, e não posso deixar de lhe levar hoje uma flor muito bonita, como prenda dos seus anos.

Tive que conter as lágrimas. Enquanto ele saía, pensei: esta é a classe de amor que quero para a minha vida.

Para refletir:

O verdadeiro amor não se reduz ao físico ou ao romântico: é a aceitação de tudo o que o “outro” é, do que ele já foi, do que virá a ser e do que nunca poderá vir a ser.

 

 

Fonte: Rosário de Maria – ano 72| nº 760| julho de 2016

 

Autor:

Adaptado por: Frei Domingos N. Martins,op

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.