A EUCARISTIA: MISTÉRIO DE COMUNHÃO E DE MISSÃO

Celebrar o nosso Deus Eucarístico

Através do Imaculado Coração de Maria, Mulher Eucarística, primeiro sacrário da terra, com nossa Senhora do Rosário aprendemos a celebrar, a viver e a comtemplar o Mistério de Cristo presente na Eucaristia. Na escola de Maria, guiados pelo seu Imaculado Coração, queremos aprender a celebrar com mais entusiasmo o nosso Domingo e principalmente a missa de Domingo. Queremos aprender – com a ajuda de Maria Santíssima, – a viver cada semana e cada dia da nossa vida como verdadeiro prolongamento do nosso compromisso com Cristo, selado no Batismo e atualizado de forma particular quando participamos na Eucaristia; queremos aprender, com Maria, a contemplar e a adorar mais e melhor Jesus Cristo, presente na Eucaristia, que é fonte de santidade para a Igreja e para o mundo.

A Eucaristia aparece como o presente que Deus permanente nos oferece, cumprindo-se assim a promessa de Cristo: “Eis que Eu estarei sempre convosco até ao fim do mundo” (Mt 28,20). O nosso Deus é um Deus Eucarístico, que se faz maximamente próximo de nós, tão generoso e entregue que se torna “pão nosso” de cada dia. A Eucaristia é o centro da vida e missão da Igreja. Na Eucaristia está Jesus Cristo, o mesmo que na plenitude dos tempos encarnou em Maria de Nazaré, viveu uma vida comum, pregou a Boa Nova do Reino, deu a vida por nós na Cruz e ressuscitou glorioso.

A Igreja para ser de Cristo precisa de ser eucarística. Como recordou o Papa São João Paulo II, na sua Encíclica: “A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja”.

Para “vivermos eucaristicamente” (ou seja, amando e servindo como Cristo), devemos alimentar-nos da Eucaristia, “pão da vida” de humana e divina qualidade. importa praticar práticas eucarísticas, começando pela participação frequente na missa, comungando Jesus Cristo, visitando-O e adorando a Sua presença real e eficaz no sacrário. Sem raízes eucarísticas a nossa vida cristã não dá frutos de caridade e serviço.

Fonte: revista Rosário de Maria

Ano 73| nº 768| abril de 2017