A ARTE DE EDUCAR

No dia 31 de janeiro celebra-se a festa de S. João Bosco, um grande educador da juventude. O seu método educativo resume-se a três palavras: razão, religião e carinho. Inspirados neste jeito de educar, ousamos dar algumas sugestões aos pais.

– Os primeiros anos de vida são muito importantes. É por isso que popularmente se diz que «de pequenino é que se torce o pepino».

– As crianças como os adultos, têm temperamento, caráter, mudanças de humor. Deixai que algumas vezes se ponham furiosos.

– Sede pacientes e compreensivos com os vossos filhos. Quando éreis da sua idade, certamente fizestes aquilo que hoje vos pode irritar.

– Quando for necessário, tende a coragem de dizer «não». Eles necessitam de perceber que nem tudo vale para crescerem saudáveis.

– Reservai algum tempo do dia para estardes juntos. Criai um ambiente de alegria e de paz, onde eles se sintam bem.

– Acolhei em vossa casa os amigos ou amigas dos vossos filhos ou filhas. Necessitais de saber com quem eles andam mais vezes.

– Elogiai-os quando têm boas classificações ou ajudam em casa. Eles precisam de ser apreciados. Isso anima-os muito.

– Estai disponíveis para escutar os vossos filhos. Quando virdes que anda triste, verificai qual a causa do seu sofrimento.

– Escutai as suas opiniões acerca de decisões a tomar em família. Se é preciso dar um passeio, que eles tenham a palavra.

– Sede exigentes no cumprimento de regras tomadas como, por exemplo, quando se combina a que horas deve regressar a casa.

– Amai os vossos filhos mas, simultaneamente, que eles sintam que são amados pelos seus pais com um grande amor e ternura.

– Educai-os a ser solidários, ajudando-os a abrirem os olhos para a triste realidade da miséria material de tantas pessoas.

– Dai-lhes o testemunho de uma fé cristã vivida com alegria. Convidai-os a irem convosco às celebrações da comunidade.

– Tende como objetivo o mesmo que tinha São João Bosco: «Que eles sejam honrados cidadãos e bons cristãos».

 

Fonte:

Jornal Cavaleiro da Imaculada

Ano 56| nº 982| janeiro de 2016

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.