25 de junho de 2017 – 12º Domingo do Tempo Comum – Ano A

É possível ser Igreja de Cristo sem passar pela perseguição e martírio? O testemunho dos profetas, a Palavra de Jesus, a práxis dos primeiros cristãos dizem que não é possível. O que dizem de Jesus Ainda hoje se ouvem muitas opiniões em relação a Jesus. Muitos reconhecem n´Ele um grande homem que pregou o amor, a fraternidade, a paz, a …

Read More »

24 de junho de 2017 – Solenidade de São João Baptista

Celebramos hoje o Nascimento de S. João Baptista, o último e o maior dos Profetas. Foi grande aos olhos do Senhor e cheio do Espírito Santo desde o seio materno. Muitos se alegraram com o seu nascimento. «Entre os filhos de mulher, ninguém foi maior que S. João Baptista» – foi o elogio que dele fez o próprio Jesus Cristo; …

Read More »

21 de junho de 2017 – 25º aniv. da Igreja Nova- Investidura de Novos Acólitos e Renovação do Compromisso

Ontem, (21 de junho, solenidade do 25º aniversário da dedicação da igreja nova de São Luis), O grupo de acólitos da Paróquia realizou o seu compromisso e investiu no ministério de acólitos mais dois novos elementos. Comprometeram-se, diante de Deus e da comunidade cristã, a servir o altar com generosidade e empenho, a servir a nossa comunidade e a dar …

Read More »

Conferência do Pe. Carlos Aquino: o sentido do espaço litúrgico: do templo de pedras vivas à casa da beleza para o canto novo

Introdução Início por vos convidar a escutar as palavras da Igreja em oração, que bem nos introduzem nesta singela reflexão sobre o sentido do espaço litúrgico e o mistério do verdadeiro Templo de Deus. “Vos fizestes de todo o universo o templo da vossa glória, para que em toda a parte o vosso nome fosse glorificado, mas não recusais lugares …

Read More »

Cáritas do Algarve recebe roupa de cama, atoalhados e vestuário de crianças para vítimas dos incêndios

A Cáritas Diocesana do Algarve está a receber hoje roupa de cama, atoalhados e vestuário de crianças no âmbito do apelo da Cáritas Portuguesa para responder à “situação de emergência” provocada pelos incêndios que afetam várias zonas do país. Os “lençóis e cobertores de verão, atoalhados e roupa de criança”, que podem ser hoje entregues nas Cáritas Diocesanas de todo …

Read More »

Incêndios: União das Misericórdias mobiliza-se para apoiar vítimas de Pedrógão Grande

Instituição abre conta solidária Lisboa, 18 jun 2017 (Ecclesia) – A União das Misericórdias Portuguesas (UMP), através do Secretariado Nacional e das suas estruturas regionais dos distritos de Coimbra e Leiria, mobilizou-se para apoiar a população das zonas afetadas pelo incêndio que deflagrou no concelho de Pedrógão Grande. “Em estreita colaboração com o Governo, entidades locais e instituições de emergência …

Read More »

Vaticano: Papa solidário com vítimas de «devastador incêndio» em Pedrógão Grande

Francisco promoveu momento de oração, em silêncio, na Praça de São Pedro Cidade do Vaticano, 18 jun 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco manifestou hoje a sua solidariedade às vítimas no “devastador incêndio” que deflagrou este sábado no concelho de Pedrógão Grande. “Manifesto a minha proximidade ao querido povo português pelo devastador incêndio que está a atingir as florestas à …

Read More »

25 de junho de 2017 – 12º Domingo do Tempo Comum – Ano A

LEITURA I – Jer 20,10-13 Leitura do Livro de Jeremias Disse Jeremias: “Eu ouvia as invectivas da multidão: ‘Terror por toda a parte! Denunciai-o, vamos denunciá-lo!’ Todos os meus amigos esperavam que eu desse um passo em falso: ‘Talvez ele se deixe enganar e assim poderemos dominar e nos vingaremos dele’. Mas o Senhor está comigo como herói poderoso e …

Read More »

18 de junho de 2017 – 11º Domingo do Tempo Comum – Ano A

Não pelos nossos méritos, mas por misericórdia do nosso Deus, somos um reino de sacerdotes e nação santa, e como tal nos reunimos para celebrar a fé no Deus da justiça, do amor e da paz. Na celebração eucarística fazemos memória do que Deus realizou em nosso favor, pois «quando ainda éramos fracos, então é que, no tempo devido, Cristo …

Read More »

Corpo de Deus: Bispo do Algarve destacou eucaristia como “lição de amor” para a vida

O bispo do Algarve lembrou ontem que “a eucaristia é uma lição de amor, de vida plena, cheia”. “Quando recebemos Jesus e nos decidimos a fazer da nossa vida também uma «eucaristia» para os outros, encontramos o verdadeiro sentido da nossa vida, a verdadeira alegria de viver”, afirmou D. Manuel Quintas no encerramento da procissão com o Santíssimo Sacramento que …

Read More »

Portas abertas

A Igreja Católica é chamada a estar na linha da frente quando se trata de defender os mais desprotegidos da sociedade, o que tem procurado cumprir, apesar das limitações humanas que muitas vezes a impedem de levar por diante esse propósito. A situação das pessoas com deficiência é particularmente relevante. As comunidades católicas têm a responsabilidade de ser um exemplo …

Read More »