Jornadas de Ação Sociocaritativa voltam a trazer Juan Ambrosio ao Algarve porque “A caridade dá que fazer”

Juan_ambrosio

As XIV Jornadas de Ação Sociocaritativa da Igreja algarvia trazem de volta ao Algarve o teólogo Juan Ambrósio, professor da Universidade Católica Portuguesa, para ajudar a refletir sobre o tema “A caridade dá que fazer”. Cartaz Recorde-se que Juan Ambrósio, entre outras vindas ao Algarve para partilhar as suas reflexões, já participou nas Jornadas de Ação Sociocaritativa em 2009 que ... Leia Mais »

O JEJUM CRISTÃO

pobres

A Quaresma traz mais uma vez o convite ao jejum. Mas que sentido tem esta privação voluntária de alimentos? Os quarenta dias de preparação para a Páscoa evocam os quarenta anos de peregrinação do povo de Israel no deserto, os quarenta dias de Moisés no monte Sinai e também os quarenta dias de Jesus no deserto, antes de iniciar a ... Leia Mais »

Faleceu o diácono Joaquim Mendes Marques, antigo diretor de Folha do Domingo (em atualização)

Diac_joaquim_mendes_marques-301x450

Faleceu hoje, na Madeira, o diácono da Diocese do Algarve Joaquim Mendes Marques, antigo diretor do jornal Folha do Domingo, vítima de complicações cardíacas, após uma indisposição que o levou ao hospital. Joaquim Mendes Marques foi ordenado diácono permanente pelo então bispo do Algarve, D. Manuel Madureira Dias, a 20 de fevereiro de 2000, juntamente com mais seis diáconos da ... Leia Mais »

Algarve: Bispo sublinha importância de curso de Língua Gestual

diocese do algarve

Faro, 21 fev 2015 (Ecclesia) – D. Manuel Quintas considera uma “iniciativa positiva” o curso de Língua Gestual Portuguesa que a paróquia da Sé de Faro vai promover no dia 26 de fevereiro. O bispo do Algarve congratulou-se com o Curso de Língua Gestual Portuguesa afirmando que “vai permitir que todos aqueles que se relacionam através dessa língua possam sentir-se ... Leia Mais »

Tocar o pobre

PAULO ROCHA -AGENCIA ECCLESIA

Há dias perguntavam-me: “o que seria dos pobres sem as respostas sociais prestadas por instituições ligadas à Igreja Católica?” Respondi que as consequências seriam semelhantes à decisão dos proprietários ou gerentes de restaurantes naturais de Arganil fecharem as portas das casas que gerem em Lisboa: a fome, dir-se-ia com algum exagero! Porque assim é, de facto, na sociedade lisboeta, onde ... Leia Mais »

22 de fevereiro de 2015 – 1º Domingo da Quaresma –Ano B

1º DOMINGO DA QUARESMA ANO B

Todos os anos a natureza se renova, por ocasião da Primavera. Depois do longo sono do Inverno, as plantas despertam e começam a cobrir-se de folhas e flores, promessa de saborosos frutos no Outono. A Santa Igreja convida-nos pela voz da Liturgia, a uma autêntica renovação de Primavera das nossas vidas, no tempo da Quaresma que agora principia. O pecado ... Leia Mais »

Mensagem Quaresmal 2015 de D. Manuel Quintas

Missa_cinzas_2015

Prefiro a misericórdia ao sacrifício (Mt 9,13; Os 6,6) A consciência de nos sabermos e sentirmos amados por Deus – vede com que amor o Pai nos amou (1 Jo 3,1) – constitui a motivação mais mobilizadora do caminho de conversão que a Liturgia, em tempo de Quaresma, nos convida a percorrer. A recomendação de Cristo, repetida em diversas situações ... Leia Mais »