Mensagem de Natal do Bispo do Algarve – (Natal 2014)

Bispo natal

                                                                                       Natal, um “Deus em saída” Entre os diversos apelos que nos vem lançando o Papa Francisco, presentes em tantas das suas intervenções e particularmente na Exortação A alegria do Evangelho, encontramos uma expressão – “Igreja em saída” – que nos indica quer a identidade da Igreja na fidelidade à missão que Cristo lhe confiou, quer o caminho que o ... Leia Mais »

21 de dezembro de 2014 – 4º Domingo do Advento –Ano B

4º DOMINGO DO ADVENTO ANO B

Ao longo das quatro semanas do Advento, símbolo do tempo intercalado entre Adão e Jesus Cristo, a Liturgia colocou sinais que nos revelavam a vinda do Redentor. A última mensagem desta caminhada é que Jesus será filho de Maria-sempre-virgem. Maria aparece neste final deste Advento como sinal da proximidade de Deus em relação a cada um de nós. Preparemos o ... Leia Mais »

AS CRIANÇAS!

crianças

«Deixai vir a Mim as crianças, não as impeçais! Porque dos que são como elas é o Reino de Deus…», diz Jesus. Ainda que à festa do Natal se ligue um peso de ambiguidade, essa festa é para muitos dos nossos contemporâneos a mais bela festa do ano. A começar pelas crianças. Quem poderá pesar essas toneladas de ternura que ... Leia Mais »

MENSAGEM DE NATAL DO NOSSO PÁROCO

DEUS MENINO 2014

                                               “Veio…e os seus não o receberam” (Jo.1,11) Três palavras, apenas; e um desígnio que falhou. João escreve já a mais de meio século do acontecimento, mas a memória da rejeição permanece viva.  E dos que o receberam já muitos teriam então deixado o primitivo enlevo. Veio. Não foi chamado. Ele mesmo tomou a iniciativa do encontro, face à situação ... Leia Mais »

Tempo de semear

octavio carmo

O Papa Francisco completa 78 anos e vive um momento aparentemente contraditório: na fase da vida habitualmente dedicada a colher, foi chamado a semear. Um desígnio que ultrapassa a compreensão humana. É nesta dinâmica que a sua pessoa e o pontificado devem ser vistos, porque não é ainda o tempo de colher nem de queimar ervas daninhas. O trabalho do ... Leia Mais »

CREIO NO AMOR CONTEMPLATIVO DE JESUS

misericordia de jesus

Creio no amor contemplativo de Jesus, que vive em íntima, profunda comunhão com o Pai, que passa noites inteiras em oração e em diálogo com Ele, que O vê e descobre em tudo e em todos. Creio no amor contemplativo de Jesus, que fica encantado e extasiado com o pôr-do-sol bonito e avermelhado, com os figos maduros, com a lâmpada ... Leia Mais »

Seminarista algarvio vai ser instituído acólito

Fernando rafael rocha

O seminarista algarvio Fernando Rafael Rocha vai ser instituído acólito no próximo dia 4 de janeiro. A frequentar o 6º ano do curso de Teologia, Fernando Rafael Rocha vai ser instituído no ministério no decurso da celebração eucarística das 10h, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, a sua terra natal. A instituição, agora pedida pelo seminarista, é ... Leia Mais »

Igreja: D. Jorge Ortiga defendeu maior presença de católicos «nos diversos ambientes da sociedade»

jorge ortiga

«Coragem e a vontade séria de ir contra a corrente» são as atitudes necessárias Lisboa, 13 dez 2014 (Ecclesia) – D. Jorge Ortiga, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, defendeu hoje no encerramento da conferência “Dimensão Social da Evangelização no Mundo de Hoje” uma maior presença de católicos “nos diversos ambientes da sociedade”. “Urge incrementar a ... Leia Mais »

‘Luz da Paz’, vinda do local do nascimento de Jesus, volta ao Algarve

Luz belem

A ‘Luz da Paz’, trazida da igreja da Natividade, em Belém (Palestina), o local atribuído ao nascimento de Jesus, regressa ao Algarve no fim de semana antes do Natal e estará presente nas paróquias de Albufeira, Ferreiras e São Pedro de Faro. A tradição da ‘Luz da Paz’ foi iniciada há cerca de 20 anos, na Áustria, resultante de uma ... Leia Mais »

14 de dezembro de 2014 -3º Domingo do Advento –Ano B

3º DOMINGO DO ADVENTO ANO B

O tema deste Domingo é alegria. Pela Encarnação Deus vem habitar com a humanidade. Alegremo-nos! O Senhor está próximo. Dentro de dias celebraremos o Natal de Jesus, o Emanuel, o Deus connosco. Jesus, o Messias anunciado A primeira leitura descreve a alegria do regresso do cativeiro do povo Hebreu. Exilado em Babilónia durante 70 anos, finalmente vai poder regressar a ... Leia Mais »

“A FÉ FORTALECE-SE PELA PALAVRA DIVINA”

fe

No tempo do Advento, somos convidados a escutar a voz de Deus, que ressoa no deserto do mundo por meio das Sagradas Escrituras, especialmente quando são pregadas com a força do Espírito Santo. A fé, de facto, fortalece-se quanto mais se deixa iluminar pela Palavra divina, por “tudo – como nos recorda o apóstolo Paulo – o que outrora foi ... Leia Mais »