4 de dezembro de 2016 – 2º Domingo do Advento – Ano A

Este domingo do Advento está marcado por duas vertentes: a) «Não mais praticarão o mal nem a destruição… o conhecimento do Senhor encherá o país, como as águas enchem o leito do mar» (Primeira Leitura); b) «Preparai o caminho Senhor, endireitai as suas veredas» (Evangelho). Por um lado o que Cristo deseja que aconteça; e por outro o que o homem livremente deve realizar.

1. O Messias apresentado por Isaías

«Do tronco de Jessé (David) brotará um rebento (Jesus). Sobre Ele repousará o Espírito do Senhor. Não julgará segundo as aparências. Julgará os infelizes com justiça e com sentenças rectas os humildes do povo. Com o sopro dos seus lábios exterminará o ímpio.»

Este programa de Cristo deve encher-nos de esperança. Ainda não é uma realidade mas há-de sê-lo um dia. Tudo depende de nós. O Senhor promete e nós iremos colaborar.

Jovens, este é o caminho que dá sentido a vossas vidas. Lutai com Cristo, para que este programa se concretize. Não desanimeis frente às dificuldades. Pais, coragem. Com Cristo venceremos. Ainda que falhemos cem vezes, outras tantas nos levantaremos. Não estranheis que também os vossos filhos vacilem, caiam, desanimem.

Perante as dificuldades mantenhamos a alegria, o espírito desportivo e a esperança.

1. O Cristo anunciado por João Baptista

«Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus. Não basta dizer que Abraão é o nosso pai.

Toda a árvore que não dá fruto é cortada e lançada ao fogo… Eu não sou digno de levar as suas sandálias… Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo. Recolherá o trigo no celeiro… mas a palha queimá-la-á num fogo que não se apaga».

A linguagem de João Baptista é mais dura, mais acutilante. É um apelo à tomada de posições perante Aquele que já está no meio dos homens.

João Baptista pergunta-nos, hoje: –De que lado estás? Por Cristo ou contra Cristo? Que fazes para cumprir o que te pede? Não penses que Cristo é contra a existência de um mundo melhor para todos! Sem Ele não se construirá esse mundo melhor por que tanto suspira a Humanidade.

1. Alguns dados a partir da Segunda Leitura

O Senhor recomenda na Segunda Leitura: «Pela paciência e consolação que vêm das Escrituras tenhamos esperança… O Deus da paciência e da consolação vos conceda que alimenteis os mesmos sentimentos uns para com os outros, imitando Cristo Jesus, para que, numa só alma e com uma só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Acolhei-vos, portanto, como Cristo vos acolheu… Cristo fez-se servidor dos judeus… e os gentios dão glória a Deus»

Vivamos, portanto, para nos acolhermos. O homem de hoje, batido por muitas dificuldades, espera que o acolham. O marido, quando chega a casa, precisa de quem o acolha… Mas ainda não está ninguém em casa… A mãe espera ser acolhida, mas o marido está farto de esperá-la… Os filhos precisam de ser acolhidos mas os pais já não têm paciência para tal.

Neste mundo – nada acolhedor – só resta pedir a Cristo que nos acolha e nos torne acolhedores.