30 de julho de 2017 – 16º Domingo do Tempo Comum- Ano A

Discernimento e opção pelo Reino

O Reino é o resultado de duas profundas aspirações: de Deus e das pessoas. O desejo de Deus, tantas vezes expresso na Bíblia, é que a humanidade viva em harmonia e paz. O desejo das pessoas é ter vida em abundância, numa sociedade onde as relações humanas tragam a marca da justiça, fraternidade e bem comum. O que Deus quer é aquilo a que o ser humano aspira.
Contudo, a história da humanidade é frequentemente caótica porque não há discernimento e opção pela vida que o Reino quer comunicar. Verificamos, então, que o poder, a riqueza e os bens em geral servem para aumentar o caos, a dor e a morte. Como encontrar, de novo, o caminho da vida à qual todos aspiram e pela qual Jesus veio ao mundo, morreu e ressuscitou? Eis a proposta da Palavra de Deus para este Domingo.
É possível resumir os textos de hoje na frase: o discernimento e opção pelo Reino. Ele já está no meio de nós como realidade que ilumina e transforma as relações humanas e sociais. Nós somos destinados à glória. O Reino constrói-se à medida que formos filhos no Filho; à medida que empenhamos a vida por Ele. Nesse sentido, as leituras de hoje perguntam-nos se já arriscámos ou vendemos tudo alegremente em vista do Reino de justiça que é a sociedade com a qual todos sonhamos; se somos filhos no Filho, caminhando rumo à glorificação do ser humano; se pomos todo o nosso ser ao serviço do bem comum e da realização do projeto de Deus, ou se nos deixamos contagiar pela febre de poder que levou à ruína o povo de Deus do Antigo Testamento.