29 de março de 2015 – Domingo de Ramos na Paixão do Senhor -Ano B

A vida é para servir

A narração aos sofrimentos de Cristo também serve para nos lembrar que a vida é para servir. Também aqui se aplicam as palavras do Messias: «Deixei-vos o exemplo…». Se lhe perguntássemos, para quê tanto sofrimento, Senhor? Responder-nos-ia: o que importa é que o homem seja feliz, pelo meu sofrimento.

Serviu na solidão e no abandono. Serviu no horto quando ficou só a rezar e os apóstolos dormiam. Serviu quando Pedro O negou. Serviu quando O insultavam, ensinando os homens a chamar pelo Pai: «Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonaste?».

Jesus chorou, passou pela angústia e teve medo. Não quis ser um herói, como tantos que sorriam perante a morte que se avizinhava. Preferiu ser igual ao comum dos mortais.

O silêncio também é eloquente

Acusaram Jesus injustamente, desafiaram-n’O já elevado na cruz, desdenharam d’Ele os soldados: «Salvou os outros e não se salva a Si mesmo…se és Filho de Deus, desce da cruz…» E Jesus mais digno não respondendo. Quando há má vontade, Jesus não responde. Também aqui nos convida a imitá-l’O, a não usar de violência. A verdade nos libertará. Morre Jesus e a terra treme. E, ao ver o sucedido, o centurião exclamou que realmente Ele era o Filho de Deus. Foi uma bela profissão de fé saída da boca de um pagão.

Ao entrar em Jerusalém, gritaram: hossana ao Filho de David. Da Sua obediência ao Pai, lhe veio a soberania. Foi reconhecido por Senhor e Rei, porque se fez servo.

Inicia o seu triunfo em Belém, escapando ao extermínio decretado por Herodes e termina com a maior vitória que foi a ressurreição em Jerusalém.

Por isso Deus O exaltou

Foi recebido triunfalmente em Jerusalém e ressuscitou ao terceiro dia. Mas entre o domingo de Ramos e o domingo de Páscoa ergue-se a cruz como razão e fundamento da vitória. Para triunfar teve de passar pela dor. E connosco acontece o mesmo. A vida bela é assim: morrer e ressuscitar com Cristo. Do presépio ao Calvário, prova Cristo o amor ao Pai e aos homens aceitando a humilhação. O mistério de Cristo é um mistério de obediência. O que liberta o homem, não é o sofrimento mas a aceitação da vontade de Deus que muitas vezes implica sofrimento. Sobretudo nas horas difíceis Cristo ensinou-nos a rezar como Ele: «Eis que venho ó Pai para fazer a vossa vontade…».

Antes de expirar, Jesus, muito satisfeito com tudo que disse e fez, exclamou: «Tudo está consumado». Tinha dado muitas provas de amor, mas faltava esta: morrer pelos homens.

Completo em Mim…

Temos de completar em nós, na expressão de São Paulo, o que falta à paixão de Cristo. Um bocadinho da Sua cruz, ficou para nós. Resta aceitá-la, oferecendo com Ele ao Pai os sofrimentos da vida. Todas as dores têm um nome, por vezes encoberto: chamam-se cruz de Cristo. Depois da morte de Jesus, a dor tem um grande valor, se for vista com os olhos da fé e da esperança. Ao sofrimento ninguém pode fugir. Então que fazer? Para lhe dar valor redentor, devo oferecê-lo ao Pai, como Cristo na cruz. Aprendeu a viver quem aprendeu a sofrer. As dores alheias também são minhas, são por mim, entram no depósito da redenção.

Aceitar a vida como Deus a oferece, com alegrias e tristezas, no fiel cumprimento dos deveres, é a ciência mais importante. Para a redenção dos homens falta acabar a Paixão do Senhor com os meus sofrimentos unidos aos de Cristo.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.