26 de outubro de 2014 – 30º Domingo do Tempo Comum – Ano A

A maior parte da nossa vida é passada em «tempo comum»: As habituais ocupações do dia a dia. Lá virá um acontecimento fora do vulgar – um aniversário, uma festa, um luto… mas depressa a vida regressará ao seu curso normal.

Precisamos de dar, a tudo aquilo que é comum, um valor novo, divino, sobrenatural. Viver na intimidade com Deus no Seu amor e no do próximo, nas nossas ocupações diárias. Aqui está o segredo da Santidade á qual todos somos chamados.

Parábola «escandalosa»

Jesus ensinou por meio de parábolas. Elas assinalam um traço característico das suas catequeses. Como bom pedagogo, toma conta de nós no ponto em que nos encontramos e progressivamente nos leva a aprofundar as verdades da fé e os preceitos da lei.

Acontece porém, que nem sempre as Suas parábolas são corretamente entendidas. Já na parábola dos operários enviados a trabalhar para a vinha (Mt 16, 1) houve murmuração contra o proprietário, por parecer que esta não era justo quanto ao salário que pagavam.

Agora chegávamos a elogiar o feitor infiel. Parábola «escandalosa». Será verdade?

  1. Agostinho interroga-se a si mesmo porque é que o Senhor apresenta esta parábola, e responde: Não foi porque aquele servo fosse um modelo a imitar, mas porque foi cauteloso, previdente para o futuro. Deve envergonhar-se o cristão que carece deste empenho.

O Senhor quer que ponhamos, nos assuntos da nossa vida espiritual, o empenho, o entusiasmo e a habilidade de que muitos colocam naquilo que lhes interessa, que lhes é mais intimo e querido.

Cristãos convictos e conscientes precisam-se com unidade de vida: não podem ter um tempo para Deus e outro para os negócios deste mundo. Não se pode servir a dois senhores: «a Deus e ao dinheiro» mas servir com a casa de Israel a Deus nos afazeres de cada dia «… amarás o Senhor nosso Deus com todo o teu coração» (Dt 6, 4).

O cristão não há-de apegar-se às riquezas nem pôr nelas o seu coração. «As riquezas são-nos estranhas porque estão fora da nossa natureza; não nascem connosco, não nos sobrevivem. Cristo, ao contrário, é nosso porque é a vida» (S. Ambrósio).

Não servir ao dinheiro

«Que afã põem os homens nos seus assuntos terrenos! Ilusões de honras, ambição de riquezas, preocupações de sensualidade. Quando tu e eu pusermos o nosso afã nos assuntos da nossa alma teremos uma fé viva e operante, não haverá obstáculo que nos vença nos nossos empreendimentos de apostolado» (Caminho, 317).

«Não servir ao dinheiro porque o dinheiro corrompe. Basta ouvir ou ler as notícias que todos os dias nos chegam. Políticos, magistrados, comerciantes, administradores, industriais, empresários são os alvos preferenciais dos tentáculos venenosos do dinheiro.

Cuidado. Precisamos de rezar a ‘Ladainha do dinheiro’ – livrai-nos, Senhor, do dinheiro que escraviza, que corrompe, que leva a juramentos falsos, que encandeia, mata. Do dinheiro proveniente do roubo, do tráfico de droga, da prostituição, da indústria e do comércio da pornografia. Do dinheiro proveniente do dispensável trabalho ao domingo. Do dinheiro proveniente do comércio do sexo…» (Silva Araújo).

Para evitar tudo isto é necessário subordinar a posse, o domínio e o uso das coisas criadas ao seu uso legítimo e vantajoso.

Administradores dos bens do Senhor

Compreende-se que este mundo, dominado pelo império de Mammona e obcecante, tenha dificuldade em amar. A advertência de Jesus: «não podeis servir a Deus e as riquezas». E mais: aceitar a sua palavra de ordem, procurar primeiro, o Reino de Deus e a Sua justiça, e tudo mais vos será acrescentado.

Deus, o seu reino, a sua justiça não serão coisas de outro mundo, inúteis para o progresso deste? Se muitos não se atrevem a responder afirmativamente a esta interrogação, nem por isso a sociedade amorfa, que as multidões constituem, deixar de ser Santo. Construída sobre fundamentos só de matéria, sem ideias de longa trajetória que tão depressa se apagam.

Havemos de servir a Deus com o dinheiro, o prestígio profissional, com a iniciativa e a responsabilidades pessoais que o Senhor elogia com clareza ao referir-se aos filhos deste mundo.

Tudo quanto diz respeito ao bem comum, ao ensino, à defesa da vida, à família, à liberdade, à igualdade de direitos perante a lei, deve ser objetivo das nossas pregações. As leituras desta Missa, sobretudo o Evangelho, lido nas linhas e refletido nas entrelinhas e posto em vida, levam-nos a combater as injustiças, o abuso dos mais fracos, a marginalização dos pobres e a defender os que são tratados injustamente. Os primeiros cristãos punham tudo em comum em favor dos mais pobres. E nós, o que é que vamos fazer hoje? Deus convida-nos também a partilhar.

Check Also

De 14 a 21 de abril de 2024 | SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES /2024

NOTA PASTORAL – Para quem sou eu? Entre 14 e 21 de Abril, decorre a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.