25 de abril de 2016 – S. MARCOS, Evangelista

Do Tratado de Santo Ireneu, bispo, «Contra as heresias»

(L. 1, 10, 1-3: PG 7, 550-554) (Sec. III)

A pregação da verdade

A Igreja, espalhada pelo mundo inteiro até aos confins da terra, recebeu dos Apóstolos e de seus discípulos a fé num só Deus, Pai todo-poderoso, que fez o céu e a terra, o mar e tudo quanto neles existe; e num só Jesus Cristo, Filho de Deus, que Se fez homem para nossa salvação; e no Espírito Santo, que pela boca dos Profetas anunciou antecipadamente os desígnios de Deus: a vinda de Jesus Cristo, Nosso Senhor, o seu nascimento de uma Virgem, a sua paixão e ressurreição de entre os mortos, a sua ascensão corporal ao Céu, a sua futura vinda do Céu com a glória do Pai. Então virá para recapitular todas as coisas e ressuscitar todos os homens, a fim de que, diante de Cristo Jesus, nosso Senhor, Deus, Salvador e Rei, segundo a vontade do Pai invisível, todo o joelho se dobre no céu, na terra e nos abismos, e toda a língua O proclame [Senhor], e Ele julgue todos os homens com justiça.
A Igreja recebeu, como dissemos, e guarda diligentemente essa pregação e essa fé; apesar de espalhada pelo mundo inteiro, guarda-a como se habitasse numa só casa; acredita nela como quem possui uma só alma e um só coração; e proclama-a, ensina-a e transmite-a, como se tivesse uma só boca. Porque, embora no mundo haja línguas diversas, a força da tradição é só uma e a mesma para todos.
Não crêem nem transmitem coisas diferentes as Igrejas fundadas na Germânia, as que se encontram na Ibéria e nas terras dos celtas, nem as do Oriente, do Egipto e da Líbia, ou as do centro do mundo. Assim como o sol, criatura de Deus, é um só e o mesmo para todo o universo, assim também a pregação da verdade brilha em toda a parte e ilumina todos os homens que desejam chegar ao conhecimento da verdade.
E dos que presidem nas Igrejas, nem o muito eloquente dirá coisas diferentes das que enumerámos (pois ninguém está acima do Mestre divino); nem o orador menos hábil debilitará a força da tradição. Sendo uma e a mesma fé, nem aquele que muito diz sobre ela a aumenta, nem aquele que diz menos a diminui.