19 de outubro de 2014 -29º Domingo do Tempo Comum – Ano A

A Providência divina tudo governa com sabedoria. Deus serve-se das pessoas e dos acontecimentos para nosso proveito. É em função dos bens eternos que devemos utilizar os bens passageiros deste mundo.

Chamei pelo teu nome e tomei-te pela mão

No passado Domingo ouvíamos S. Paulo dizer que «a magnificência divina providenciaria com abundância, porque conhece as nossas necessidades». Assim aconteceu. Na sua aflição, o Apóstolo foi socorrido pela mão generosa dos cristãos de Filipos (Filip 4, 19-20). Hoje, «dá graças contínuas a Deus» também para com os cristãos da Igreja dos Tessalonicenses e «recorda o esforço da sua caridade».

Na primeira leitura, vemos a divina providência, socorrendo o povo israelita através de um novo rei, que põe termo ao império Babilónico. Deus serve-se dos acontecimentos normais da vida para dar um rumo novo à história. Ele é o Senhor do tempo, de tudo e de todos: «Eu sou o Senhor e mais ninguém!» Escolheu o Rei Ciro para governar as nações, mas «foi por causa de Israel», o povo eleito, para que os judeus pudessem regressar à sua pátria. De facto, Ciro deu a liberdade aos israelitas e ajudou-os a reconstruir o Templo de Jerusalém. Devemos mostrar a nossa gratidão, sabendo que Deus governa o mundo com justiça, a sua Providência concorre em tudo para o nosso bem. Os próprios governantes, mesmo sem o saberem, são instrumentos de que Deus se serve para realizar os seus desígnios salvíficos.

Você é Deus?

No Evangelho, Jesus responde a uma pergunta insidiosa dos fariseus e dos herodianos. Pagar o imposto ao imperador romano era considerado como uma limitação do poder divino sobre o seu povo. Recusar esse pagamento podia ser interpretado como uma rebeldia contra a autoridade. Deste modo, qualquer que fosse a resposta, Jesus estaria sempre diante de uma armadilha, pois não agradaria aos seus inquisidores. Mas o divino Mestre, conhecendo a malícia dos que lhe armam esta cilada, não responde diretamente. Pediu uma moeda do tributo, que tinha gravada a imagem e a inscrição do Imperador romano e pronunciou esta magnífica sentença: «Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.» Louvemos a sabedoria divina que nos ensina a respeitar e a cumprir as leis da sociedade e as leis divinas. Obedecendo a Deus, teremos força para obedecer aos homens. A caridade cristã diz-nos que dando aos homens, também damos a Deus.

Somos convidados a refletir nas palavras do Evangelho em que Jesus nos pede para cumprirmos os nossos deveres para com o Estado e para cumprirmos os nossos deveres para com Deus.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.