ANO DA VIDA CONSAGRADA

O Papa Francisco decretou que este ano será dedicado à Vida Consagrada. O povo cristão é convidado a refletir acerca desta forma especial de ser cristão na Igreja.

 

Falando de Vida Consagrada, entendemos todos os homens e mulheres que se sentem chamados a viver em comunidade, e a professar para toda a vida os votos de pobreza, castidade e obediência.

Desde os primeiros tempos da Igreja que alguns cristãos, desejando viver a fé de uma forma radical, deixaram o mundo para se refugir no silêncio de um mosteiro. Queriam imitar Cristo mais de perto.

Ao longo dos séculos foram surgindo ordens e congregações religiosas, cada qual com o seu carisma. Todos conhecemos as grandes ordens antigas como os beneditinos, os franciscanos, os dominicanos, os jesuítas. Depois surgiram muitas congregações, cada qual com a sua missão específica.

Umas são ativas, isto é, estão no mundo e aí anunciam o Evangelho. Outras são contemplativas, isto é, vivem sobretudo para adorar a Deus, rezando por aqueles que não rezam.

Este fenómeno do aparecimento da Vida Consagrada é fruto da ação do Espírito Santo, que renova continuamente a Igreja. É o Espírito quem inspira certos homens e mulheres a fundarem congregações religiosas, tendo em conta as necessidades da Igreja num dado momento da história. Por exemplo, quando era necessário ir ao encontro dos jovens pobres e abandonados, o Espírito Santo suscitou D. Bosco, fundador dos salesianos.

 

DESPERTAR O MUNDO

Os religiosos e as religiosas, qualquer que seja a ordem ou congregação a que pertencem, são para todo o povo de Deus testemunhas de um modo diferente de viver, de fazer, de se comportar, de agir, de estar no mundo.

As suas atitudes marcam a diferença e despertam o mundo para os valores do Evangelho: a generosidade, o desapego dos bens, a vida de sacrifício, a dedicação aos outros, a humildade, a mansidão, a caridade, a bondade, a ternura.

Mesmo que não andem vestidos com um hábito, como em tempos passados, eles chamam a atenção com a sua maneira especial de viver a fé. Vivem felizes, porque sentem Cristo a caminhar com eles e a fortalecer a sua esperança.

 

 

 

Fonte:

Jornal Cavaleiro da Imaculada

Ano 55| nº 971| fevereiro de 2015

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.