17 de agosto de 2014 – 20º Domingo do Tempo Comum Ano A

É GRANDE A TUA FÉ

A cananeia é para nós exemplo de fé e humildade.

Com a fé resolvemos todos os nossos problemas.

As pessoas fiam-se mais no dinheiro que em Deus. Podem pensar atá que já nem precisam d’Ele para nada.

Desiludidos como reação contrária, muitos deixam-se explorar por aqueles que lhes prometem curas e milagres a troco de dinheiro. É o que acontece frequentemente com as seitas.

Procurai transmitir fielmente aos vossos filhos os tesouros da fé cristã que recebeste. É a riqueza mais importante que podeis deixar-lhes.

É muito bonito o exemplo de fé das gentes de Cracóvia, na Polónia. Num bairro novo, construído à volta duma siderurgia , a Nova Huta, os mais de 200 mil habitantes solicitaram ao seu bispo uma igreja naquele bairro. Ele apresentou o pedido ao governo comunista. Este reservou um terreno para a igreja, mas não dava andamento ao processo para a construção. Os operários ergueram naquele local, uma grande cruz e um altar e um sacerdote começou a celebrar ao ar livre, de verão e de inverno. A afluência era tão grande que chegou a haver doze missas ao domingo.

As autoridades estavam furiosas e destruíram a cruz e o altar. O povo revoltou-se e manifestou-se publicamente. Alguns foram parar ao hospital ou à cadeia. A batalha foi longa. Mas ao fim de alguns anos o bispo de Cracóvia, que foi o Beato João PauloII, foi benzer a nova igreja.

Procuremos aproveitar do exemplo de outros povos o que têm de bom e não apenas a sua abundância material.

Todos os povos têm coisas muito dignas para imitar e muitas outras que não são exemplo para ninguém. A nossa fé ajuda-nos a destrinçar o joio do trigo, a ter critério para aproveitar o que é bom e a saber ir contra a corrente mantendo os valores que aprendemos de pequenos.

AGORA ALCANÇASTE MISERICÓRDIA

A cananeia dá-nos exemplo de fé e humildade. Também hoje povos que chegam à fé depois de nós são modelo de entusiasmo cristão e de zelo apostólico. Apesar das dificuldades e sofrimentos.

Os países ricos, quase todos eles de matriz cristã, deixaram-se cegar pelo orgulho da riqueza ou pela busca desenfreada dos prazeres, alimentada pela abundância do dinheiro!

Desleixaram a fé e deixaram-se levar por superstições.

Há anos, dizia alguém que em Portugal um astrólogo podia ganhar mais que um médico. E que naquele país havia mais astrólogos do que médicos, ou seja um por cada cem habitantes.

São Paulo referia a cegueira do povo judeu e o exemplo de obediência à fé por parte dos gentios. A ver se acordava os do seu povo. O Senhor continua hoje a despertar-nos com o exemplo de tantos e tantas, que possivelmente foram grandes pecadores e que agora nos dão exemplo de santidade.

Convertidos recentes são para nós exemplo de vida cristã a sério, não se contentando com a mediocridade em que tantos nos deixámos cair.

Que Nossa Senhora, modelo de Fé e mãe de todos os chamados à fé, nos ensine a acolher a todos, a preocupar-nos com a salvação de todos e a aprender com o bom exemplo de todos.