15 de agosto de 2017- Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Maria é o cumprimento de uma promessa feita aos antepassados do povo de Israel.

A festa da Assunção de Maria deve ser para todos nós a ocasião de pedir ao Pai a graça de não perder a esperança, nem a ilusão de caminhar pela vida, como Maria, na busca do Reino, para chegar a ele e alcançar a plenitude à qual somos destinados.

O cântico de Maria

O cântico de Maria descreve o programa que Deus tinha começado a realizar desde o começo, que ele prosseguiu em Maria e que cumpre agora na Igreja, para todos os tempos.

Pela Visitação que teve lugar na Judeia, Maria levava Jesus pelos caminhos da terra. Pela Dormição e pela Assunção, é Jesus que leva a Sua mãe pelos caminhos celestes, para o templo eterno, para uma Visitação definitiva. Nesta festa, com Maria, proclamamos a obra grandiosa de Deus, que chama a humanidade a se juntar a ele pelo caminho da ressurreição.

Em Maria, Ele já realizou a sua obra na totalidade; com ela, nós proclamamos: «dispersou os soberbos, exaltou os humildes». Os humildes são aqueles que crêem no cumprimento das palavras de Deus e se põem a caminho, aqueles que acolhem até ao mais íntimo do seu ser a Vida nova, Cristo, para o levar ao nosso mundo. Deus debruça-se sobre eles e cumpre neles maravilhas.

Rezar por Maria

Frequentemente, ouvimos a expressão: «rezar à Virgem Maria»… Esta maneira de falar não é absolutamente exacta, porque a oração cristã dirige-se a Deus, ao Pai, ao Filho e ao Espírito: só Deus atende a oração. Os nossos irmãos protestantes que, contrariamente ao que se pretende, por vezes têm a mesma fé que os católicos e os ortodoxos na Virgem Maria Mãe de Deus, recordam-nos que Maria é e se diz ela própria a Serva do Senhor.

Rezar por Maria é pedir que ela reze por nós: «Rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte!» A sua intervenção maternal em Caná resume bem a sua intercessão em nosso favor. Ela é nossa «advogada» e diz-nos: «Fazei tudo o que Ele vos disser!»

Rezar com Maria

Ela está ao nosso lado para nos levar na oração, como uma mãe sustenta a palavra balbuciante do seu filho. Na glória de Deus, na qual nós a honramos hoje, ela prossegue a missão que Jesus lhe confiou sobre a Cruz: «Eis o teu Filho!» Rezar com Maria, mais que nos ajoelharmos diante dela, é ajoelhar-se ao seu lado para nos juntarmos à sua oração. Ela acompanha-nos e guia-nos na nossa caminhada junto de Deus.

Rezar como Maria

Aprendemos junto de Maria os caminhos da oração. Na escola daquela que «guardava e meditava no seu coração» os acontecimentos do nascimento e da infância de Jesus, nós meditamos o Evangelho e, à luz do Espírito Santo, avançamos nos caminhos da verdade. A nossa oração torna-se acção de graças no eco ao Magnificat. Pomos os nossos passos nos passos de Maria para dizer com ela na confiança: «que tudo seja feito segundo a tua Palavra, Senhor!»

Rezar na escola de Maria… Magnificat

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho apressadamente… Quando se trata de cumprir a vontade de Deus, Maria está sempre pronta. Ela é a humilde serva do Senhor. Ela deixa-se guiar, levar pelo Espírito.

Maria não fala muito. Ela não fala muito no Evangelho e é sempre muito breve. Porém, há uma excepção importante, quando ela se dirige a Deus para Lhe cantar o seu louvor, o seu reconhecimento. Então, ela toma todo o tempo; ela não abrevia as palavras: «A minha alma glorifica o Senhor… O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas…»

Com ela, nós Te damos graças pelas maravilhas com as quais foi cumulada, desde o primeiro instante da sua existência, até à sua partida desta vida para a plenitude do seu ser humano, pela sua assunção junto de Ti.

Com ela, nós Te damos graças também pelas maravilhas feitas em favor do mundo inteiro.

Senhor, dá-nos a graça de nos parecermos com Maria. Consolida a nossa fé, para que em tudo Te cantemos o nosso amor.