13 de agosto de 2017 – 19º Domingo do Tempo Comum – Ano A

Deus está presente nas lutas da comunidade

Deus vem ao encontro do homem especialmente nos momentos de necessidade… O Deus dos profetas e de Jesus é aquele que toma a defesa dos pobres e dos fracos. Deus não está nos fenómenos naturais grandiosos e violentos, mas no sopro leve da brisa, como que significando a espiritualidade e intimidade das manifestações de Deus ao homem.
A comunidade cristã vive uma existência atormentada pela hostilidade das forças adversas, que se manifestam nas perseguições e dificuldades internas e externas. Unicamente com as suas forças, ela não chegaria ao fim do seu caminho. Mas Jesus ressuscitado está presente no meio dos Seus; embora invisível, Ele assiste-os.
Com base na 1ª leitura pode-se refletir sobre a coragem dos profetas de ontem e de hoje. Onde está o segredo da sua força e perseverança? Porque são capazes de experimentar a presença de Deus nos acontecimentos novos e imprevistos?
São Paulo é a figura do cristão autêntico. Ele percebe que o projeto de Deus sofre resistências, e por isso sofre. Mas a sua dor não é passiva. Está disposto a perder a própria vida e a ser amaldiçoado, a fim de que o projeto de Deus seja aceite por todos.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.